Marketing Digital

Veja o que é o Google Trends e como usa-lo

02/04/2014
Google Trends

O Google Trends é uma ferramenta gratuita disponibilizada pelo Google, que consegue mostrar tendências de procura em relação ao tempo. A ferramenta pode ser usada de maneira bem simples, basta digitar o termo que você quiser no Google Trends, selecionar o período de tempo e ir refinando sua pesquisa.

É possível segmentar a pesquisa em vários tópicos como idioma, países, regiões e por categorias. As categorias são excelentes para definir nichos específicos, por exemplo, quando você faz uma pesquisa sobre uma cidade como Santa Catarina é possível dividir por viagens, indústria e comércio e leis e governos. Cada categoria exibirá resultados diferentes, que só com a pesquisa em palavras-chaves não seria possível.

Categorias no google trends

Categorias no google trends

Abaixo do gráfico principal, ficam tabelas com a divisão das pesquisas por localidade. E também ficam separadas informações com ‘pesquisas relacionadas’, os tópicos das consultas e as buscas que estão crescendo no momento.

Outra vantagem do Trends é que ele possibilita a busca simultânea de até 5 termos. Isso ajuda a fazer comparações entre concorrentes ou de produtos similares.

Segmentação no Google Trends

Segmentação no Google Trends

Como usar o Google Trends?       

            O Google Trends pode ser usado para planejar campanhas de marketing, justificar termos chaves em ações na empresa, pensar termos de SEO e iniciativas no Adwords.

Por exemplo, em uma pesquisa rápida é possível constatar que o termo chocolate aparece mais vezes no Google durante a páscoa, o natal e o dia dos namorados. Isso justificaria campanhas mais intensas nesses períodos. Claro, que o caso do chocolate é um exemplo clássico, mas existem produtos mais difíceis de prever a época de alta e nessas horas o Google Trends é um grande aliado.

Com a segmentação por região, também se torna mais fácil saber para onde direcionar a campanha. Em uma campanha de Marketing de conteúdo, quando se precisa fazer uma postagem em um blog o Trends também é bem útil porque você consegue verificar uma tendência e até descobrir quais são as consultas crescentes, assim é possível casar o conteúdo com as necessidades do público.

Um exemplo muito interessante de como o Trends pode ser usado é o projeto “Flu Trends” que analisa termos de busca ligados a gripes e vê os locais onde eles se propagam, para conseguir definir o percurso da gripe ou um local de “epidemia”.

Google FluTrends

Google FluTrends

Como funciona o Google Trends?

O Google Trends é uma ótima ferramenta, mas alguns aspectos do seu funcionamento precisam ser entendidos para que ele não seja usado errado.

O Google Trends analisa um percentual das Pesquisas na Web do Google para determinar quantas pesquisas foram feitas para os termos que você digitou, em comparação com o número total de pesquisas do Google feitas durante esse período.

Por exemplo, se você pesquisar chá na Escócia, em março de 2007, o Google Trends analisará um percentual de todas as pesquisas por “chá” com os mesmo parâmetros de tempo e local.

Voltando ao exemplo do chocolate, se no período de um ano o 100 é atingido durante a páscoa, o 70  do natal será relativo a esse número. Por isso, os valores podem mudar dependendo do período de tempo usado. O Trends analisa o comportamento médio de um produto ou um público em período determinado de tempo.

Gostou da ferramenta? Comente com a gente!

Saiba o que é Google Analytics
Descubra o que é o SEMRush e qual a melhor forma de usa-lo

Comentários

comments

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply

Close
Please support the site
By clicking any of these buttons you help our site to get better