Marketing Digital

Veja 7 dicas de Marketing por Philip Kotler

23/09/2014
Kotler_autograph_2006

Philip Kotler é considerado por muitos publicitários como Papa do Marketing. Ele tem mais de 50 livros lançados sobre o assunto e dá palestras em vários lugares do mundo. Suas dicas são muito valiosas para quem quer entender melhor o universo do Marketing Digital e trabalhar nele.

Segundo o Wall Street Journal, Philip Kotler é a sexta pessoa mais influente do mundo e é uma verdadeira lenda viva entre diversas empresas.

Nesse post nós buscamos as dicas que ele já deu em diversas palestras e apresentações e selecionamos as que podem te ajudar a melhorar seu negócio.

Philip Kotler

Philip Kotler

Marketing 3.0 é sobre pessoas

O Marketing 1.0 tentava convencer as pessoas que elas precisam do produto e ainda afirmavam que o deles era o melhor. Essa é uma visão que vai um pouco para o lado do racionalismo.

Já o Marketing 2.0 apela mais para o emocional e tenta engajar o consumidor com a marca, você não vai mais comprar porque é o melhor, mas porque você ama aquilo. Segundo Kotler essas duas estratégias são boas, mas se tornarão obsoletas e o Marketing 3.0 se tornará eficaz. No Marketing 3.0 você deverá pensar “no consumidor não em termos de alguém que vai comprar seu produto, mas alguém que deseja que o mundo seja um lugar bom para viver. O que você está fazendo para mostrar a ele que se importa?”. Essa é a pergunta-chave que Kotler nos apresenta e a resposta é a chave para o futuro do Marketing.

Não ignore o Mobile

Os celulares e tablets são os novos computadores, muitas pessoas passam mais tempo em seus dispositivos mobiles do que nos desktop e, por isso, eles influenciam muito as decisões de compra.

“Os consumidores agora estão no poder, eles sabem muito mais do que você mesmo como companhia”, afirma Kotler. Se antes você era quem comunicava tudo sobre a sua empresa agora ele pode achar informação em qualquer lugar.

Inovação sempre é o futuro

“Uma companhia não sobrevive se não mudar”, afirma Kotler. Um exemplo que o professor usa em palestras é a Kodak que não percebeu que o mercado estava mudando e não se atualizou.

A inovação é o que tem que mover todas as empresas, ninguém se interessa pelo segundo a fazer algo, o único importante é o primeiro! Outro caso citado por Kotler é a boneca Barbie, antes dela as marcas só faziam bonecas bebês para as crianças cuidarem, então uma empresa decidiu mudar e criou a Barbie. Todos nós sabemos que essa história acaba bem.

Vender é preciso e se relacionar também

Mais importante do que vender seu produto é fazer o consumidor se apaixonar por ele. O atual trabalho do Marketing não é efetuar uma venda, mas criar um consumidor. “Mudamos do marketing de transação para o marketing de relacionamento”, comenta. “Mais e mais empresas estão focando em fazer mais pelo consumidor”, conclui Kotler.

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