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Tudo o que você precisa saber sobre call-to-action

25/10/2018
Tudo o que você precisa saber sobre call-to-action

De modo geral, o call-to-action é uma “chamada para ação” indicando ao usuário o próximo passo. Muito utilizado em sites, emails e anúncios, ele, geralmente, aparece como um botão ou um link com palavras no imperativo como: clique ou acesse.

Como deve ser o texto do call-to-action (CTA)

Você nunca deve colocar o CTA sozinho e sem contexto. Ele precisa resumir a proposta de valor da oferta e ainda dizer o que vai acontecer depois que a pessoa clicar no botão ou link. São essas informações que vão influenciar na tomada de decisão da compra.

 

Os sites de ecommerce devem ter um bom call-to-action, uma vez que cada visita é uma chance de realizar uma venda.

 

Resumindo, o CTA precisa transmitir, em poucas palavras, o benefício da oferta e ainda dizer, de forma específica, o que acontecerá em seguida. Por isso é importante:

 

  • Começar com verbos e ser específico na oferta;
  • Usar verbos no imperativo “baixe agora o ebook”;
  • Criar urgência, como o caso da palavra “agora” mencionada na frase acima;
  • Usar números para ressaltar benefícios, como: “Ganhe agora 20% de desconto”;
  • Oferecer algo que realmente valha a pena ser clicado. A oferta precisa ser interessante para que o usuário realize a ação.

Como saber se o call-to-action está chamando a atenção

Para chamar a atenção do público, é preciso levar em consideração alguns aspectos na hora de formular o call-to-action. Podemos incluir entre eles:

 

  • O local onde o CTA aparece na página;
  • As imagens utilizadas na página;
  • As cores da página e do call-to-action;
  • O tamanho do CTA em relação ao demais itens da página;
  • Elementos que apontem para o CTA, na mesma página;
  • Quantidade de opções de CTAs disponíveis.

 

Porém, como já dissemos anteriormente, de nada adianta atrair a atenção do usuário para o call-to-action se ele não se sentir interessado em clicar no botão ou link. Por isso, o texto é muito importante nesta etapa, pois ele deve fazer com que o visitante entenda o que vai acontecer quando ele der o próximo passo.

 

O que fazer para o seu call-to-action ser clicado

Para fazer uma chamada atraente e que seja capaz de impactar o visitante da página é necessário que o call-to-action seja muito bem feito.

 

Depois de tudo o que falamos até aqui, sobre como escrever um call-to-action, vamos dar algumas dicas de como fazer com que ele seja notado e clicado. Confira!

 

  1. Coloque o CTA em uma posição na página que facilite a visualização;
  2. Insira imagens para chamar a atenção;
  3. Abuse do poder das setas;
  4. Escolha cores que contrastem com os demais elementos da página, para que o CTA fique em evidência;
  5. Use palavras que dão sentido de urgência, para que o visitante sinta que precisa daquilo;
  6. Mostre ao usuário o que você quer que ele faça de forma específica;
  7. Use números, quando possível;
  8. Aposte nas cores que mexem com a emoção do visitante. Um exemplo disso é o laranja, que está associado a sentimentos positivos.

 

Depois de todas essas dicas, com certeza você já está preparado para fazer o seu call-to-action. A nossa última dica é: dê uma olhada nos sites de marcas que você admira para saber o que eles estão fazendo e analise também os emails marketing e anúncios dessas empresas. Essa é uma ótima dica para você aprender a criar CTAs eficientes.

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