Marketing Digital

SPF, DKIM e DMARC: e-mail marketing seguro

05/09/2014
Blog-DKIM-SPF

Ações fundamentais para autenticar o remetente e dar credibilidade a sua mensagem.

O e-mail marketing é um ótimo recurso para divulgar produtos, serviços e campanhas, no entanto, é necessário utilizá-lo de forma correta para que seus e-mails cheguem aos destinatários.

Para garantir sua entrega existem algumas ações a serem tomadas:

  • SPF/ SenderID (Sender Policy Frame): sua função é identificar para o provedor de e-mail que quem está enviando a mensagem é realmente quem “diz ser”. Por isso, é importante validá-lo em sua ferramenta de disparos. Assegurando assim a entrega de sua mensagem.  
  • DKIM/ DomainKey (Domain Keys Identified Mail): é basicamente um sistema de classificação das mensagens que garante a integridade dos e-mails. Todos os e-mails têm uma assinatura digital e cada uma delas é única e criptografada, não podendo ser falsificadas. A chave DKIM devidamente configurada faz com que o servidor, ao receber a chave pública do domínio cuja mensagem foi enviada, descriptografe a assinatura e verifique se o remetente e a mensagem são verdadeiros. 
  • DMARC (Domain-based Message Authentication, Reporting & Conformance): é um sistema de regras que proporcionam aos usuários – emissores e receptores – a possibilidade de reconhecerem e tratarem mensagens fraudulentas. Ele funciona da seguinte forma: os remetentes publicam um esquema para que os destinatários sigam e estes enviam aos remetentes um relatório com o número de e-mails falsos recebidos e rejeitados. Essa ferramenta é utilizada em conjunto com as duas anteriores, ou seja, o remetente será identificado através delas e, posteriormente, uma das regras elaboradas será aplicada dependendo do domínio. A caixa de entrada ficará “mais limpa” e spams conseguem ser evitados.

O objetivo é realizar campanhas eficientes de e-mail marketing e com as ações descritas acima isso torna-se mais viável. Porém a implementação dessas ações não é garantia de entrega ao destinatário. O e-mail marketing possui outras regras importantes como a quantidade de texto e imagens em seu conteúdo, ser desenvolvido em HTML, ter uma base de contatos opt-in, possuir assunto relevante, entre outros.

E-mails marketing funcionam muito bem como ação de marketing digital, além de ser uma ação com excelente custo-benefício, mas para isso, é essencial ter as ferramentas e ações adequadas aumentando assim as chances de sucesso para o seu negócio.

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