Notícias

Qwant, o novo site de busca!

25/02/2015
Qwant_moteur_recherche

Quando você pensa em procurar qualquer coisa na internet, onde é que você vai pesquisar essa informação? Se você pensou no Google, está certíssimo. A empresa ganhou tanta credibilidade que virou até “verbo”, portanto quebrar essa fama, ou concorrer com ela, torna-se quase desleal. Mas e quando o próprio Google invade a sua privacidade e mostra seus dados pessoais na pesquisa? A culpa é sua ou do Google?

Para não entrar nessa questão e manter sua privacidade, o Qwant, um novo serviço de busca criado na França, quer se destacar no mercado por “respeitar a vida privada dos usuários”, conforme explica a própria empresa. Isso quer dizer que, diferente do Google, o Qwant promete não coletar os dados dos usuários a fim de criar seu perfil para poder oferecer anúncios direcionados.

Por enquanto, a empresa ainda é uma startup, que surgiu em 2013 e expandiu para a Alemanha em 2014, mesmo ano em que atingiu 1,6 bilhões de consultas, presente em 25 países e 15 idiomas. Com três propostas de interfaces diferentes do Google, Bing e Yahoo, os principais buscadores hoje no mundo, o site quer buscar um lugar ao sol, indexando e apresentando de maneira uniforme o conteúdo da web e das redes sociais em conjunto.

Outro diferencial é que a página inicial também apresenta as últimas tendências nas buscas feitas pelos usuários de um país. Eles também oferecem um buscador para criança, o Qwant Junior, com um design criado para facilitar o entendimento por crianças e filtro de conteúdo, privilegiando material educacional e eliminando material impróprio. Será que eles conseguem uma boa posição no disputado, e até injusto, mercado de sites de pesquisa?

Microscópio de bolso
Sites adaptados para celular passam a ser favorecidos pelo Google

Comentários

comments

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply

Close
Please support the site
By clicking any of these buttons you help our site to get better