Marketing de Conteúdo

Qual a importância de um blog corporativo

08/04/2014
Vantagens do Blog corporativo

Criar um blog corporativo é um grande passo nas estratégias digitais de uma empresa. Com ele chegam diversas vantagens, você ganha mais relevância em buscas na internet, consolida o perfil da marca, estabelece uma ligação direta com o consumidor e entra em concorrência direta com marcas que vendem produtos semelhantes aos seus e já possuem um blog.

Mas todos esses benefícios não são fáceis de conquistar, criar e manter um blog exige tempo e muito planejamento. Um blog mal administrado pode passar a impressão de uma empresa bagunçada, por isso é preciso uma equipe qualificada para lidar com esse tipo de serviço.

Empresas que possuem um blog corporativo conseguem até 55% mais tráfego no site da companhia e chegam a conquistar 57% dos negócios através do blog. Claro que diversos fatores contam na hora de compor esses números, mas o fundamental é um blog muito bem pensado, produtos de qualidade e estratégias de marketing que consigam fazer o blog e a visibilidade da empresa crescer.

Vantagens do Blog corporativo

Vantagens do Blog corporativo

Para compor um blog corporativo e atrair cada vez mais público, alguns cuidados devem ser tomados e são exatamente esses cuidados que vão te ajudar a ganhar mais espaço.

Conteúdo de qualidade e bem direcionado

Antes de começar a postar pense bem quem é o seu cliente e o que é importante para ele. Às vezes as suas prioridades não são as mesmas que a do consumidor, por isso a primeira pergunta a se fazer é que tipo de informação o público que eu quero atingir procura? Quando você achar a resposta definir pautas e critérios para os posts ficará um pouco mais fácil.

Publicações com o intuito de promover conquistas da empresa não devem ter tanto espaço de destaque no blog, porque o foco é o cliente não a empresa. O ideal é sempre divulgar  dicas, conselhos, textos informativos e orientações tudo voltado para sua área de atuação. Por exemplo, um blog que vende roupas para bebês vai dar dicas sobre passeios com crianças, cuidados com recém-nascidos e outras pautas seguindo a linha editorial.

Os melhores blogs são sempre aqueles que conseguem passar uma informação atualizada, relevante, completa e bem escrita.

Planejamento e dedicação

A primeira vista um blog pode parecer algo simples que qualquer um pode fazer, mas na prática não é bem assim. Se o blog é só mais uma entre suas tarefas ele acaba sendo esquecido, feito às pressas e sem revisão.

Por isso é preciso um profissional dedicado, que esteja disposto a monitorar as principais notícias e tendências na área e que consiga descobrir quais são as informações que vão ser mais procuradas. Quanto mais bem pesquisada é a escolha do tema mais chances do seu post atrair fluxo para o blog e gerar mais relevância para a marca.

Quase tão importante quanto a escolha do tema e a elaboração do post é o calendário de planejamento. Para estabelecer a confiança dos seguidores do blog é importante estabelecer dias e horários para as publicações, postar duas vezes por semana é uma boa frequência.

O blog é uma via de mão dupla

É importante lembrar que em um blog ao mesmo tempo que você ganha um espaço o cliente ganha o dele. Nos comentários dos clientes a sua empresa pode receber elogios e sugestões amigáveis, mas também está sujeita a comentários negativos e críticas agressivas. Isso a princípio pode parecer assustador, entretanto é uma coisa boa para marca.

A abertura para comentários é sempre positiva, porque é uma oportunidade de estreitar o relacionamento, responder críticas e ainda conhecer melhor o cliente, gerando debates e ouvindo a opinião dele. Esse feedback é essencial para mudar estratégia tanto dentro do blog como na empresa, além de mostra ao consumidor que você está atento a tudo e sempre tentando melhorar.

Comentários negativos não são necessariamente ruins, mas é preciso uma política de respostas séria e coerente para lidar com eles. O importante é nunca ignorar um comentário ou deixar reclamações sem respostas no ar, porque isso pode ir prejudicando sua imagem. Então, é necessário escalar uma equipe de moderação competente e cordial para conseguir lidar com todas as situações.

Esses são os preceitos básicos de um blog corporativo, com eles já é possível perceber um pouco da importância do blog para representar sua empresa e começar a pensar em incluir essa ferramenta nas suas estratégias de Marketing Digital.

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