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Quais as estratégias on-line que geram mais empatia

29/07/2014
Social Media - Estrategia online

Antes de fazer uma compra o consumidor vai a vários canais pesquisar. E você se engana se pensa que ele só pesquisa o preço ele também pesquisa a sua empresa e o produto.

As avaliações e críticas que o consumidor pode ver estão em diversos lugares, nas mídias sociais, nos blogs e em vários websites. Por isso é importante que a sua empresa marque presença.

Mas é importante lembrar que a atividade on-line não pode ser só para rebater críticas ela deve funcionar para consolidar uma reputação e sensibilizar o cliente.

Nesse processo de conquista do consumidor alguns canais são indispensáveis.

Veja abaixo alguns deles e as principais maneiras de utiliza-los.

1-    Blog Informativo

O primeiro passo para construir um blog é ter em mente que ele é muito mais do que um mero canal de divulgação de produtos. O blog corporativo é um espaço para mostrar ao leitor tudo sobre o mercado que a sua empresa atua, em um blog de moda se mostram tendências da estação, no blog de produtos químicos se divulgam pesquisas, eventos, premiações, e assim por diante. O importante é lembrar que o blog é acima de tudo uma forma de comunicação.

O Blog também é uma importante ferramenta para o SEO, com ele você aumenta sua visibilidade na rede e se torna mais relevante na busca orgânica.

2-    As mídias sociais

As mídias sociais são outra maneira valiosa de engajar o público e fidelizar novos clientes. Plataformas como o Facebook, o LinkedIn, o Pinterest, Twitter e Google+ são muito poderosas e podem fazer a diferença no se negócio.

Em primeiro lugar um fluxo interessante de postagens mostra ao cliente que você se importa. Com essas redes você consegue transmitir curiosidades, fotos, frases divertidas, dicas úteis, enfim, conseguir uma interação rápida!

As redes sociais também podem funcionar como um elo de proximidade, por exemplo, se alguém está interessado em comprar algo na sua loja, visitar sua Fan Page e ver que um amigo curte sua página as chances de que ele efetue a compra são maiores.

3-    Testemunhos e depoimentos dos clientes

Um dos grandes medos dos empresários ao entrar no mundo digital é a reação dos clientes. Na rede existe todo o tipo de pessoa e um comentário negativo tem muito poder, o que muitos esquecem é que um feedback positivo também pode fazer a diferença.

Novos parceiros e clientes adoram ver cases, depoimentos e avaliações de clientes que você já atendeu. Na hora de fazer alguém optar pela compra essa estratégia pode ser o seu diferencial.

Nos EUA uma pesquisa comprovou que 90% dos consumidores são muito influenciados por depoimentos e feedbacks de outros consumidores. Por isso, o monitoramento é fundamental, tanto das redes que você gerencia quanto de canais externos. Nunca deixe um feedback positivo sem resposta e sempere seja muito paciente e tente solucionar as eventuais reclamações.

Está esperando o que para implantar essas estratégias de marketing digital na sua empresa? Contate a Agência RS nos podemos te ajudar!

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