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O que é SEO On Page e como funciona?

18/08/2014
SEO On Page

O SEO usa duas frentes para otimizar uma página, On Page e o Off Page. É importante lembrar que o SEO On Page não exclui o Off Page, na verdade, eles se completam.

Mas afinal, porque todos estão querendo fazer otimização de site? O motivo é muito simples, uma estratégia de SEO bem pensada consegue atrair tráfego gratuito e segmentado ao seu site. Uma campanha de Links Patrocinados traz resultados imediatos, mas se a campanha parar, os resultados param junto, por outro lado as estratégias de SEO continuam trazendo visitas, porque a otimização de site traz resultados que não dependem de verba diária e sim de um trabalho ininterrupto.

Por que fazer SEO On Page?

Seo On Page

SEO On Page

Em teoria, se a arquitetura do site estiver perfeita, com ótima usabilidade e o conteúdo for rico em informação e for único, boa parte dos requisitos exigidos nos fatores on page já estarão ativos, é a partir daí que você poderá se concentrar na próxima fase do trabalho. Claro, os buscadores estão em constante evolução se aperfeiçoando e mudando seus algoritmos, por isso, você sempre deve manter seu site atualizado com suas diretrizes.

Com o trabalho de SEO bem feito, aumenta-se a probabilidade de receber tráfego segmentado, uma vez que seu site consegue se posicionar em resultados de busca por palavras-chave mais relevantes para o seu negócio.

Google tem foco total no usuário, sempre em busca de entregar o melhor e mais relevante resultado, esta deve ser exatamente sua preocupação quando tiver desenvolvendo um site.

O que é SEO On Page?

Existem diversas etapas importantes no SEO On Page! Agora, vamos falar sobre algumas das técnicas usadas para que você consiga entender melhor o que é e como funciona o SEO On Page!

Título

Um dos fatores de maior peso e importância na otimização on page, tanto o título interno da página quanto o título do código html devem ser muito bem pesados, ser único e relacionado ao conteúdo daquela página.

Heading Tags

As heading tags fazem parte da estrutura html da página, são elas que  sinalizam para os buscadores qual o grau de importância de um determinado termo, indicando ser este o título da página (assim como é feito nos livros), com possibilidade de indicar também sub itens daquele mesmo título, partindo de H1 até H6.

Meta description

A meta description é outra tag html que tem por missão apresentar um resumo do conteúdo da página (média de 155 caracteres). É exatamente este resumo que visualizamos na página de resultados dos buscadores, logo abaixo do título. A meta description influencia visualmente somente o usuário, não exercendo nenhuma influência sobre as métricas dos buscadores.

Mesmo que você não faça absolutamente nada relacionado a descrição da página, os buscadores se encarregarão de fazê-lo.

URL amigável

Uma URL é considerada amigável, quando consegue seguir os mesmos preceitos do título da página, exercendo a função informativa sobre o conteúdo da página, fator que ajudará tanto o visitante quanto os buscadores, que farão uma relação instantânea sobre o tipo de conteúdo que encontrarão na URL.
Infelizmente, algumas plataformas e linguagens de programação, deixam de lado este fator e apresentam URL ‘s sem nenhum tratamento.

O ideal é que a URL tenha o mínimo de caracteres o possível e sem muito separadores! Veja nesse post os benefícios de uma URL amigável.

Linkagem interna

A arquitetura do site praticamente resolve a questão de linkagem interna de site, porém você pode usar o seu site ou blog para ligar uma página do seu à outra!  Por exemplo, se você menciona um serviço ou um case dentro de um artigo, você pode linkar o seu texto para a página apropriada, aumentando assim a relevância daquela página sem necessariamente precisar de ligações externas. A Wikipédia é um bom exemplo de links internos. Conheça mais algumas técnicas de Link building nesse post! 

Negritos nas palavras-chave

Se fizer usso no negrito (bold) de forma a enfatizar determinada frase ou termo, assim como é feito em publicações impressas, você estará beneficiando naturalmente a página com mais um fator de SEO.

Existem várias outras técnicas para fazer o SEO On Page e melhorar o posicionamento do seu site nos buscadores! Quer conhecê-las? Fale com a Agência RS, nós conhecemos as melhores técnicas de SEO para aplicar no seu negócio! 

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