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O que é o Google Pinguim?

05/11/2014
O que é SEO

O gigante de buscas Google está sempre desenvolvendo melhorias no algoritmo (código) da sua ferramenta de pesquisas onde de tempos em tempos surge uma nova atualização que tem por finalidade fazer ajustes mais precisos capazes de entregar resultados de qualidade aos usuários. Essas atualizações, à época de seu lançamento, sempre recebem codinomes para distingui-las e no caso da última atualização os engenheiros do site de busca decidiram chamar de Google Pinquim.

 

Google Pinguim

Google Pinguim

As atualizações de algoritmo do Google, também chamadas de Google Up Date, são lançadas para garantir que os usuários recebam as respostas mais adequadas possíveis na página de resultados de pesquisa. A última atualização, Google Pinquim, focou tratar diretamente contra a prática de spam/webspam que figuravam sempre em meio aos resultados de qualidade nos resultados de pesquisas do motor de busca.

Com engenheiros extremamente capacitados trabalhando no Google Up Date Pinguim o famoso site de buscas foi à caça de sites que praticavam técnicas de Black Hat enganando o buscador e assim conseguindo melhores posições no ranking de resultados, para que fossem punidos severamente.

Uma das técnicas Black Hat que foram consideradas pela atualização é a chamada “Keyword Stuffing”. Como o próprio nome sugere, ela consiste em exceder ao máximo uma palavra-chave no site, repetindo-a diversas vezes, colocando-a em negrito e destacada buscando enganar o motor de buscas para que o site fosse bem rankeado nas páginas de resultado do Google. Com a atualização do algoritmo sites que utilizam essa técnica foram penalizados, porém, não há um número exato de vezes que você pode usar palavras-chave para ser ou não penalizado. Use-as naturalmente e tente não forçá-las para que o resultado seja positivo.

Outra técnica usada na tentativa de manipular os resultados nos motores de buscas é o “Esquema de Links”, que trabalha com os links externos que apontam para o site. Através desses links o gigante de buscas faz um cálculo que retorna a quantidade, qualidade e relevância das ligações externas que apontam para o mesmo. Através de ligações maliciosas como a compra/venda de links, links excessivos e páginas dedicadas exclusivamente para links externos os sites referenciados melhoravam seu ranking na página de resultados. Sites que utilizam esse tipo de técnica foram penalizados pela nova atualização do algoritmo.

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