Marketing de Conteúdo

O que é link building e qual sua importância em SEO

08/05/2014
Link Building

Existem diversas estratégias que compõe o trabalho de SEO, pesquisas de palavras-chaves, meta tags, monitoramento de concorrência e assim por diante. Uma dessas estratégias é o link building.

O link building é uma ótima maneira de posicionar bem seu site na busca orgânica em palavras-chaves que costumam ser caras e muito relevantes para o seu negócio. Link Building pode ser comparado ao trabalho de relações públicas, onde cada link tem sua importância, pode e deve ser pensado, conquistado, deve vir do resultado de um relacionamento e interação entre as partes . O conceito parece simples, mas é um pouco mais complexo do que aparenta.

 

Link Building

Link Building

Cuidados na hora de fazer o link building

Alguns dos piores erros que se pode cometer durante o trabalho de link building é criar muitos links sem relação com a sua referência, linkar ou ter links em sites com pouca relevância ou pior ainda comprar links. Essas técnicas podem até fazer você subir posições na busca orgânica durante um período, mas o Google consegue identificar quando alguém está usando esses recursos e puni-lo. Cuidado, dependendo do tamanho do “erro” o Google pode aplicar punições que costumam ser severas, como: cair em 30, 60, ou 90 posições no reaultado de busca e pode derrubar seu site dos resultados da busca orgânica.

É muito importante, que tanto no link building interno (feito entre as páginas do próprio site) quanto no externo, as páginas sejam relevantes e coerentes com o seu conteúdo. Uma série de links mal escolhidos pode acabar com a sua estratégia de link building.

A genuinidade dos links é extremamente relevante, compra-los ou coloca-los aleatoriamente não leva a nada. Por isso é sempre importante que quando você referencie um site ou blog ele complemente seu conteúdo e quando sua página for citada em blogs ela também tenha relação com a referência.

As fontes são muito importantes

Quando você cria um link no seu blog para outro site é preciso se certificar que ele seja de qualidade e tenha relevância suficiente para merecer a citação.

O caminho contrário também é válido, se um link com a sua página é citado por um site relevante para o Google, sua “visinhança” é relevante e seu site merece receber parte da importancia que aquele site tem. Então, quanto maior a relevância e a posição de uma página no ranking, melhor é para fazer o link building.

Quer conhecer mais técnicas de SEO? Entre em contato com a Agência RS

A queda do alcance orgânico do Facebook
7 erros comuns que ocorrem no marketing de conteúdo

Comentários

comments

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply

Close
Please support the site
By clicking any of these buttons you help our site to get better