Marketing de Conteúdo

O que é funil de vendas?

07/04/2014
Funil de vendas

O funil de vendas é um esquema estratégico que possibilita que você direcione melhor sua campanha e consiga organizar estratégias para cada nível de público. Assim como o utensílio doméstico, o funil de vendas começa largo e vai diminuindo para chegar nos seus reais consumidores.

Ele é uma metáfora que consegue te mostrar desde o perfil inicial dos consumidores e como trata-los até o perfil mais afunilado. Cada público em cada etapa do funil de vendas precisa ser abordado de forma diferente e o marketing de conteúdo vai ser um aliado poderoso nesse processo.

O marketing digital consegue atuar em quase todas as três etapas do funil (topo, meio e fundo). Isso acontece porque o trabalho do marketing não é mais só divulgar um produto, mas criar conteúdos sobre ele que vão instigar uma necessidade, informar o cliente sobre todos os aspectos e o direcionar para a venda. Em cada etapa do processo é preciso uma abordagem distinta.

Conheça o funil de vendas

Conheça o funil de vendas

 

Como é dividido o funil de vendas?

O funil é sempre dividido em três partes o topo, o meio, e o fundo. Quando está se gerando conteúdo a partir desse esquema cada parte da pirâmide parte de uma premissa diferente, mas todas são capazes de trazer conversão para a empresa.

O topo do funil de vendas

            No topo do funil está a maioria dos usuários da internet, nessa fase do funil ninguém está buscando por uma solução, um produto ou serviço. No topo do funil o internauta não chega nem a ser um cliente em potencial é somente um curioso.

É por isso que nessa parte do funil o interessante é criar um conteúdo que instigue o leitor e o faça descobrir que existe a necessidade do que você está oferecendo, mas tudo tem que ser feito de maneira bem sutil, informativa e com uma linguagem fácil e direta.

É muito importante lembrar que nessa área do funil o internauta não está particularmente interessado na sua empresa, então foque menos nela e mais nas informações relevantes sobre os produtos e serviços, porque é isso que cria o desejo e transforma um leitor em consumidor. Bons exemplos de conteúdos capazes de atingir esse público são posts em blogs, newsletters informativas e postagens curiosas em mídias sociais, esses conteúdos capturam o leitor aparentemente desinteressado e o transformam em um consumidor.

 O meio do funil de vendas

Quando se trata do meio do funil de vendas se lida com um público mais interessado. Essas pessoas já possuem a necessidade de um determinado produto ou serviço e vão atrás de você para conhece-lo melhor e procurar alternativas que as satisfaçam.

Nessa etapa do funil todo o seu conteúdo precisa ser direcionado para os benefícios que o cliente busca. Quando se está buscando uma solução os posts mais genéricos e curiosos perdem um pouco da força e o que importa mais são as especificações, funcionalidades, ou seja, porque seu produto é o melhor.

Antes de comprar o leitor quer suas dúvidas respondidas, por isso esse tipo de conteúdo precisa ser bem informativo, completo e mais especificado para um público informado. No meio do funil a produção pode ter um viés mais direcionado ao consumo, porque é exatamente isso que o leitor busca.

O fundo do funil de vendas

Aqui fica a parte mais estreita do público, são as pessoas completamente decididas a comprar algo, mas que estão avaliando seus serviços e produtos antes. Nessa etapa o marketing também pode colaborar, apesar que um grupo específico para vendas ser mais indicado.

Para decidir de quem é a maior responsabilidade é importante saber qual é o tipo de empresa em que você atua e o preço dos produtos. Por exemplo, para fechar um orçamento grande ou vendas B2B (business to business) é sempre bom ter uma equipe de vendas. Em vendas menores ou B2C (Business to consumer) o marketing consegue auxiliar e conduzir o cliente até a compra final.

Nesse ponto do funil é muito importante mostrar que você possui uma empresa confiável, responsável e que preza pela qualidade em produtos e serviços. Para isso cases de clientes, depoimentos satisfeitos, institucionais, entre outro podem ser úteis.

Para botar isso em prática é preciso saber que parte do funil você quer atingir e mirar em estratégias de conteúdo.

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