Marketing Digital

O que é crossmedia?

19/03/2014
Crossmedia

Vivemos em uma era multitelas, isso quer dizer que a todo o momento as pessoas estão conectadas via smartphones, computadores, tablets e a televisão. Por isso não é o bastante fazer uma campanha de marketing em um único veiculo. É preciso acompanhar a tendência e estar em todos os lugares. É nesse cenário que se insere a crossmedia.

A Crossmedia é um conceito que apareceu no Brasil por volta de 2011. O termo vem do inglês Cross (cruzar) Media (mídia). Basicamente, significa levar o conteúdo além de uma única mídia.  Por exemplo, se você veicula sua propaganda no jornal, na TV e na internet você está praticando crossmedia.

Porque Crossmedia é tão importante?

                A internet é uma plataforma de atuação essencial para o marketing. Segundo uma pesquisa divulgada pelo Google, 7 em cada 10 usuários buscam informações de compra e comparações de preço na internet. Esses números mostram a importância de uma participação ativa na rede e mesmo diante deles 25% das pequenas empresas brasileiras ainda não desenvolveram qualquer tipo de atividade on-line, essa porcentagem sobre quando falamos de atividade crossmidiática.

                Uma campanha crossmidiática é fundamental para o sucesso do seu marketing digital, porque a internet não é mais consumida somente em desktop. Segundo uma pesquisa encomendada à Ipsos, 30 milhões de internautas consomem mídia em três telas diferentes. A tendência é que esses números só aumentem, por isso é necessária uma nova abordagem que consiga acompanhar a nova maneira de consumir mídias.

Crossmedia

                As campanhas precisam se comunicar com os usuários em todas as plataformas tanto o celular quanto desktop. Para conseguir isso a chave é maximizar os recursos que cada mídia vai oferecer e adapta-los ao seu anúncio. Por exemplo, o conteúdo de uma propaganda veiculada em um smartphone dentro de um shopping deve ser diferente da que é apresentada para um usuário em um desktop. Não faz sentido mostra a alguém em um shopping conectado a um smartphone um anúncio de delivery de comida, por outro lado, pode ser muito interessante divulgar isso para alguém conectado em um desktop ao meio-dia.

            A diferença entre transmídia e crossmedia

A prática de Crossmedia consiste em divulgar o mesmo conteúdo de forma adaptada em diversas plataformas. Já a transmídia se baseia na publicação de várias narrativas complementares distribuídas em plataformas diferentes, essas narrativas podem ser complementadas via comentários em redes sociais, em blogs e compartilhamentos.

Vamos dar exemplos para tentar deixar mais claro. Se você divulgar seus anúncios de uma maneira em um smartphone e de outra forma na televisão você estará criando uma atividade crossmidiática, que vai veicular o mesmo conteúdo adaptando-o a mídias diferentes. Entretanto, se em um blog você divulgar os benefícios de um produto e em outro momento você criar um anúncio para esse item, você estará tecendo uma estratégia transmídiatica, porque ela fornece fragmentos de informação complementares.

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