Marketing Digital

O Momento da Publicidade Online no Brasil

09/07/2013

Mais um Webinar da comScore trazendo importantes informações sobre o mundo digital, apresentando diversos dados e novas ferramentas que podem aprimorar a estadia da sua empresa na internet e a RS Web Interactive, é claro, te traz tudo isso em primeira mão. Desta vez, o foco do webinar foi falar sobre o Momento da Publicidade Online no Brasil, com o palestrante Alex Banks.

A palestra fala de um assunto importante e totalmente atual, que é a publicidade online, por diversos fatores, principalmente enfatizando que os profissionais de marketing, as agências e os veículos digitais dependem fortemente dela. Entretanto, eles ainda não tiveram acesso aos insights criativos e quantitativos no nível de detalhes que são necessários para otimizar as campanhas e entender como a concorrência atua.

A partir de uma pesquisa realizada pelo Interactive Advertising Bureau Brasil (iab), no consumo semanal de mídia medido em horas pode-se perceber que, tanto no que se refere à navegação na internet quanto a mensagens e emails, a internet é a mídia de mais se destaca em quantidade de horas por semana que uma pessoa, em média, passa. Os valores são de mais de 20 horas por semana por cada ato. Além disso, a utilização de tablets e dispositivos móveis vem logo atrás e, depois, tem-se a televisão.

consumo semanal de midia

Consumo semanal de mídia

As pessoas entrevistadas afirmaram que, na internet, elas podiam encontrar anúncios mais informativos, evidentes e criativos, diferentes. Já anúncios mais memoráveis acontecem principalmente na televisão.

Focando já na publicidade online e no comportamento do internauta em relação aos anúncios, destaca-se que cada vez mais a população brasileira está mais receptiva à publicidade digital e menos receosa para fazer compras pela internet. Além disso, eles consideram a internet um veículo mais fácil e conveniente de fazer compras, além de prestarem mais atenção na marca após visualizá-la em seus anúncios, procurando saber mais dela. Ademais, o número de pessoas que clica nos anúncios vem aumentando, mostrando que o receio em utilizar o cartão de crédito para tal fim está sendo deixado de lado.

atitudes relativas a internet e consumo

Atitudes relativas à internet e consumo

No mês de maio deste ano (2013), a audiência online brasileira atingiu quase 75 milhões, com um total da população online estimada em mais de 90 milhões. Dessa forma, o Brasil é agora o 6º maior país em termos de audiência online, atrás de China, EUA, Índia, Japão e Rússia.

comScore Ad Metrix

O Ad Metrix é uma poderosa ferramenta da comScore de análise competitiva, permitindo a agência, anunciantes e veículos quantificar e avaliar o panorama da publicidade digital. O serviço está disponível somente para alguns dos maiores mercados do mundo digital: Estados Unidos, Canadá, Austrália, França, Índia, Alemanha, México, Espanha e Reino Unido, sem esquecer do Brasil!

metodologia ad metrix

Metodologia Ad Metrix

Ferramentas

  • O Ad Metrix processa mais de 20 milhões de imagens únicas por mês
  • Mais de 140.000 produtos e anunciantes são codificados no dicionário de produtos
    • Hierarquia de anunciantes com 4 níveis
    • Hierarquia de indústrias com 3 níveis
    • Um dicionário totalmente dedicado à anunciantes e produtos (separado do dicionário existente no Media Metrix)
  • Ad Metrix só mensura mídia publicitária display (excluindo vídeos ou links patrocinados)
    • Anúncios internos e logos (até 2.500 pixels) são excluídos por padrão
    • Reporta o mesmo universo que o Media Metrix
  • Pode trazer meses agregados e evolução
    • Para veículos, evolução de até 15 meses
    • Para anunciantes, evolução de até 24 meses
  • É possível exportar as criações (se forem flash, virão animados)
  • Cobertura detalhada de anúncios display
    • A comScore vê o que o painel vê
    • Rastreamento baseado em pessoas permite cobertura de mais anúncios que: são entregues para sites com público registrado; são segmentados por comportamento, localização, navegador, etc. Não são usados robôs ou spiders
formatos usados em abril

Formatos utilizados pelas marcas em seus anúncios online em Abril

Estimativas da mensuração digital unificada

  • Utiliza dados de tags e painel para estimativas de veículos mais precisas
  • Impressões de veículos conduzem a estimativas de impressões de anúncios aparecendo em um site
  • Impressões de anunciantes representadas por impressões coletadas em veículos onde foram expostos

Métricas sofisticadas de publicidade

A medição de pessoas vai além de impressões e passa a mostrar:

  • Usuários únicos expostos à publicidade
  • Alcance, frequência e GRPs/TRPs
  • Ad Clutter, entre outros

Porque um veículo utilizaria o Ad Metrix?

  • Identificar quais companhias estão anunciando em concorrentes e não anunciam em seu veículo
  • Compreender o quão bem você performa suas operações em relação à concorrência, em capturar share de investimento do mercado
  • Saiba como as principais métricas estão sendo executadas frente aos concorrentes, como visitantes únicos expostos, dados demográficos, entre outros

Por que os anunciantes e suas agências devem usá-lo?

  • Saiba onde e como seus concorrentes estão investindo online
  • Adquira insights sobre anúncios e mensagens dos criativos de cada produto veiculado
  • Avalie as estratégicas e táticas de publicidade, especialmente relacionada a mídias sociais

Mensuração de ROI de campanhas digitais

A mensuração de ROI dos anúncios digitais de sua empresa é feita a partir das ferramentas Validated Campaign Essentials (vCE) e Brand Survey Lift (BSL Pulse).

Medir a performance e eficácia da campanha em tempo real pode revelar um cenário mais detalhado de ROI

Mensura a performance com vCE

  • Visualização/validação de entrega
  • Alcance, frequência, GRPs & TRPs
  • Demografia/comportamento
  • Otimização em Tempo Real

Avalie o impacto com BSL Pulse

  • Awareness / Conhecimento / Recall
  • Impacto (purchase intent etc.)
  • Otimização em Tempo Real
  • Aplicar lições a proximas campanhas
perguntas e resultados bsl pulse

BSL Pulse inclui as perguntas corretas, na quantidade ideal e obtém resultados acionáveis em tempo real

Uma vez que você e sua empresa entendam a taxa de visualização, precisarão de insights sobre quem você está atingindo, qual é seu público, e com que frequência isso ocorre ou deve ocorrer. As ferramentas te ajudarão neste ponto, pois utilizam dados de pessoas reais e não cookies, métricas verdadeiramente comparáveis com  mídia tradicional e demografia detalhada e mais de 80 segmentos comportamentais.

interface do vCE

Mensure suas campanhas diariamente através da interface do vCE

“Combinação de fácil execução com velocidade de feedback, BSL Pulse soluciona muitas limitações de outros produtos no mercado.
Enquanto a campanha ainda estava em andamento, já pudemos obter leituras sobre seu desempenho”, disse Matt Devlin, Digital Director, PH, em seu depoimento sobre o BSL Pulse.

Clientes

Conheça alguns dos principais clientes da comScore que utilizam do vCE para aprimorar suas campanhas e obter insights:

clientes

Clientes pelo mundo da comScore

 

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