Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo no pós venda

30/05/2014
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Como essa estratégia pode colaborar para uma boa relação entre a empresa e o cliente.

O Marketing de conteúdo não estimula apenas as vendas como também atrai os clientes no pós venda. Você deve estar se perguntando como isso funciona. A seguir explicaremos o motivo pelo qual é importante ter marketing de conteúdo em todos os momentos, inclusive após a conversão (compra).

Com conteúdo exclusivo e ferramentas que abram um canal de comunicação com o cliente é possível criar uma estratégia para que o internauta confie em sua marca e tenha laços de confiança com seus produtos e informações. Os conceitos que podem ajudar a alcançar esses objetivos são:

  • Abra inscrições para cursos sobre temas relevantes ao negócio (presencialmente ou à distância), assim, haverá uma relação além de compra e venda, pois você estará fornecendo aprendizados para seus clientes, o que é muito valioso. 
  • Crie espaços para seus internautas fazerem perguntas e tente ser ágil para responder. Isso fará com que confiem mais na sua marca, pois um atendimento rápido e eficiente inspira tranqüilidade aos consumidores. 
  • Os seminários, mesmo sendo um canal de apenas uma mão, são ótimos para estabelecer conexão entre um ou mais representantes da marca e clientes interessados no tema da discussão. Nesse veículo há a possibilidade de você tirar dúvidas e passar informações originais sobre um determinado assunto. (Webinars) 
  •  Elabore relatórios sobre áreas do seu segmento. Assim, poderá passar para os internautas seu nível de experiência, fazendo com que eles te vejam como referência e respeitem a empresa. 
  • Envie boletins informativos com temas interessantes. Se possível pesquise o perfil do internauta através dos dados armazenados e envie newsletters específicas que irão atingir o foco do cliente. 
  • Teasers: técnica utilizada, muitas vezes como um dos recursos iniciais de uma campanha publicitária. Ela pode ser veiculada por qualquer mídia publicitária para aguçar a curiosidade do cliente e nela pode ser inserido o botão “saiba mais”, pois aquele conteúdo é apenas uma prévia. 

A maioria dos softwares de CRM (Customer Relationship Management) abrange os produtos que seus clientes mais compraram e interesses que eles podem ter, traçando assim, um perfil para cada consumidor. Isso será usado para sua marca conseguir segmentar o conteúdo e passar informações relevantes para cada pessoa, fazendo com que ela fique satisfeita e se sinta exclusiva.

Essas técnicas são importantes para você formar a comunidade que irá passar as mensagens da sua marca para outros internautas e despertar neles o interesse em conhecer sua empresa e seus serviços. Por isso é necessário ter uma boa relação com seus consumidores, tirando dúvidas e realizando projetos que acrescentem à experiência deles com o seu negócio. Manter os meios de comunicação ativos através do marketing de conteúdo pode ser um dos caminhos para beneficiar a imagem da sua empresa! Então, não deixe de aproveitar essa oportunidade!

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