E-commerce

O atendimento no e-commerce

18/07/2014
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Saiba como passar mais credibilidade aos internautas através da comunicação.

Com a grande concorrência no mercado digital, é necessário ter diferenciais para conquistar clientes e mantê-los. Um dos aspectos que colaboram muito para isso é o atendimento ao cliente, não somente após a venda, mas também antes e durante.

Assim, cria-se um vínculo com o internauta e com o tempo, ele cria confiança na sua marca. Os usuários não entram em contato apenas para relatar problemas, mas também para tirar dúvidas e comentar algo que gostaram ou fazer uma crítica construtiva.

Por isso, é importante encontrar as melhores e mais rápidas soluções para cada caso e pedir o feedback para a pessoa. Ou nos casos de afirmações, responder educadamente, deixando os internautas à vontade.

Uma estratégia para atender bem os clientes é ter um e-mail, canal de comunicação das redes sociais da empresa e, um dos principais, um chat online no próprio site de compra. Essas ferramentas combinadas passam segurança para o internauta, pois ele sente que pode entrar em contato quando precisar.

Porém, a resposta deve ser ágil, pois caso contrário ele pode recorrer a concorrência, que poderá ser mais eficiente no quesito atendimento.

Algumas dicas podem ser fundamentais para esse objetivo ser cumprido:

  • Pesquise sobre os preços do suporte ao cliente e faça um levantamento das melhorias nas vendas e visitas após o atendimento feito com o suporte estar sendo executado. 
  • O tempo de resolução de um caso é muito importante como dito anteriormente. Por isso, deve ser relatado em cada canal de comunicação. De acordo com o resultado, a empresa poderá saber se precisa ou não fazer mudanças. 
  • Averigue sobre meios nos quais seus clientes estão presentes, mas sua marca ainda não tem um suporte de comunicação. 
  • Tenha uma equipe de atendentes capacitada para que não haja negligência na hora de solucionar o caso de um cliente. 
  • Aplicativos de aparelhos móveis também podem ser tornar uma boa alternativa, como: whatssap, viber e skype.

Cumprindo essas dicas, a comunicação com os consumidores se fortifica e as vendas podem aumentar pelo fato do cliente se sentir confortável diante da marca e da responsabilidade dela com eles.

Então, sempre tente inovar seus mecanismos de comunicação direcionando-o para satisfazer os internautas, com eficiência e agilidade.

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