E-commerce

A influência das datas especiais no e-commerce

25/07/2014
Datas-comemorativas-no-ecommerce

Como fazer campanhas e promoções atrativas para os internautas. Veja algumas dicas!

As datas comemorativas são grandes oportunidades para os empreendedores atraírem clientes e potenciais consumidores, pois esses momentos são propícios para fazer promoções e divulgar de forma criativa sua marca.

Para traçar o planejamento deve-se lembrar que há 5 datas mais importantes no calendário: Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Dia das Crianças e Natal, no entanto, além dessas, há muitas outras que podem ser abordadas, como festa junina ou dia do cliente. Não se contenha apenas às tradicionais e surpreenda os internautas!

Uma das táticas que devem ser utilizadas é a de traçar os perfis dos futuros compradores de acordo com a data que irá ser comemorada. Por exemplo: no dia das crianças a maioria dos compradores são pessoas que têm filhos, ou seja, eles procuram por brinquedos, aparelhos tecnológicos, roupas e outros objetos com qualidades essenciais para a satisfação dos pequenos.

Nesse sentido, a loja virtual que fará sucesso será aquela cujo método de divulgação abordar uma linguagem simples e mostrar produtos com as características procuradas pelos pais.

Lembre-se: não faça promoções para datas especiais em cima da hora! É de extrema importância se organizar com antecedência e testas os serviços que serão oferecidos. Além disso, as ofertas devem ser vistas pelos internautas antes para que, assim, a negociação seja feita em um período favorável.

As experiências feitas antes do dia têm a função de prever o que sua loja poderá prometer para o consumidor a fim de evitar problemas posteriores como, por exemplo, atraso nas entregas e estoques defasados. Lembre-se: Alguns pedidos são para presentes, por isso, é importante chegar no dia combinado!

Para ter muitos pedidos é necessário ter muitos clientes e para conquistar muitos clientes é preciso interagir com eles. Como? São muitos os meios para atingi-los e os principais são as redes sociais (Facebook, twitter, Instagram,Pinterest, e-mail e outros). Nem por isso dispense as campanhas de SEO, elas cooperam para o seu site ficar em uma boa posição nos sites de busca.

Nos meios de divulgação citados acima você pode se dar bem utilizando imagens e frases de impacto. A criatividade e relevância do conteúdo estimulam os usuários a compartilharem e esse efeito é muito positivo, pois através dele outros internautas irão ao menor ter curiosidade pelo seu empreendimento. Porém, não se esqueça de seguir o planejamento elaborado, pois ele faz parte da estratégia.

As marcas que se prezem querem mais do que apenas vendas, elas querem criar laços duradouros com o cliente. Nesse aspecto é interessante demonstrar cuidados com o consumidor e enviar cartões comemorativos os parabenizado pelo dia é uma forma de fazer isso.

Ao fim das campanhas e da data propriamente dita mensure os resultados e acompanhe as consequências para sua empresa. Veja quais ações foram positivas e quais foram negativas. Assim, a cada data comemorativa fica mais fácil realizar campanhas eficientes e originais.

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