Notícias

Entenda a disputa judicial de patentes entre a Apple e a Samsung

25/08/2011

A Apple e a Samsung vêm travando disputas judiciais referentes às patentes de seus produtos desde abril de 2011. As brigas entre o iPad e Galaxy Tab e entre o iPhone e a linha Galaxy de smartphones, começaram quando a Apple acusou a empresa sul-coreana de copiar seus produtos.

Desde então, as empresas trocam processos litigiosos para comprovarem a propriedade sobre seus produtos, como descrito no post publicado no dia 30 de maio: Samsung reage e quer ver a nova geração de iPads e iPhones da Apple.

Em meio a tantos processos judiciais, a Apple conseguiu uma liminar em um tribunal holandês, na última quarta-feira, 24 de agosto, impedindo a comercialização de três smartphones da Samsung (Galaxy S I, Galaxy S II e o Galaxy Ace) no país, sob a acusação de plágio do software de galeria de fotos do aparelho (único dos argumentos aceito pelo júri).

Embora a decisão tenha sido adotada na Holanda ela também atinge outros países, como a Grã-Bretanha, França, Alemanha, Finlândia, Irlanda, Suécia, Suíça, Luxemburgo, Mônaco e Lichtenstein. Pois, segundo a BBC Brasil, a Samsung (e outras empresas) usam a Holanda como base de importação e distribuição dos seus produtos para o restante da União Européia.

O acusão de plágio do software das imagens preocupa o Google, pois o sistema operacional utilizado nos smartphones e no tablet da Samsung é o Android. Por consequência, todas as empresas que utilizam esse sistema serão os próximos alvos da Apple.

A gigante de Cupertino busca barrar a comercialização de vários produtos da Samsung, em diversos países. O foco desta disputa é, principalmente, o Galaxy Tab 10.1, cuja a venda já foi embargada na Alemanha.  Segundo o site Webwereld, a Apple chegou a adulterar as fotos das provas do processo, redimensionando o Galaxy Tab 10.1 para que ficasse com as mesmas proporções do iPad e, assim, a gigante americana ganhasse o processo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Em contrapartida, segundo o blog Foss Patents, a Samsung acusou a Apple de roubar o modelo do iPad de uma cena do filme “2011 – Uma Odisseia no Espaço”, criado em 1968 por Stanley Kubrick. Assim, a empresa afirma que o conceito já era público antes da Apple patenteá-lo.

“Assim como no design alegado da Patente D’889, o tablet mostrado no clipe tem um formato retangular com uma tela dominante, bordas estreitas, uma superfície predominantemente plana, uma parte traseira plana e um formato fino”, alegou a Samsung, ainda segundo o blog.

 

Veja trecho do filme:

 

 

Disputa entre Apple e Samung revela detalhes secretos

 

 

 

Segundo matéria publicada pela Info Abril no dia 6 de dezembro de 2011, um tribunal dos Estados Unidos errou e acabou publicando informações confidenciais sobre a disputa de patentes entre a Apple e a Samsung. Veja a matéria na íntegra:

 

“Um erro de um tribunal dos Estados Unidos na sexta-feira ofereceu uma visão de relance sobre informações que a Apple e a Samsung Electronics tentaram esconder do público durante os seus litígios de patentes.

O material dá a impressão de ser menos importante pelo que diz sobre as companhias do que aquilo que revela sobre os esforços para manter os processos judiciais em segredo.

Ao negar o pedido da Apple para que a Samsung pare de vender os seus smartphones Galaxy e tablets nos Estados Unidos, a decisão da juíza distrital Lucy Koh inadvertidamente incluiu detalhes que queria omitir.

A equipe da juíza percebeu rapidamente o erro, fechou o documento eletrônico e colocou uma versão editada quatro horas depois.

A versão completa, que a Reuters obteve enquanto a publicação estava disponível, não mostra o funcionamento interno técnico do iPad – ou nada perto disso. Em vez disso, continha a análise interna da empresa sobre o mercado de smartphones, bem como alguns detalhes sobre as relações da Apple de licenciamento de patentes com outras empresas de tecnologia.

O processo, que foi impetrado pela Apple em abril em uma corte federal de San Jose, na Califórnia, diz que o Galaxy, da Samsung, copia “servilmente” o iPhone e o iPad. A fabricante sul-coreana afirma que a alegação da Apple carece de méritos.

O caso será julgado no próximo ano. A decisão de sexta-feira implica que a Samsung poderá continuar vendendo os produtos por enquanto.”

Produção do iPad 3 começa em Outubro de 2011 e a comercialização em 2012
Amazon pode ser a maior concorrente da Apple, com tablet mais barato

Comentários

comments

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply

Close
Please support the site
By clicking any of these buttons you help our site to get better