Marketing Digital

Divisão de tráfego: como utilizar a configuração Experiência no Adwords

24/08/2011

Você conhece a ferramenta de Experiência do Google Adwords? Sabe qual é a sua funcionalidade e os resultados que ela pode gerar para a sua campanha? Qual o tempo ideal para deixá-la em testes?

Dicas de Adwords - Links Patrocinados

Dicas de Adwords – Links Patrocinados

A função da ferramenta de Experiência é dividir o tráfego das palavras-chaves, anúncios ou grupos de anúncios dentro de uma campanha. Esta divisão, definida pelo administrador, ajuda na aplicação de “estratégias” sem concorrer pelo mesmo leilão ou pausar totalmente a campanha anterior.

Com a ferramenta Experiência é possível criar, dentro de um Grupo de Anúncios, palavras-chave que sejam de correspondências diferentes, como por exemplo, a ampla e a de frase. Dividindo-se assim o tráfego em 50% para o controle (palavras-chave presentes na conta) e 50% para a experiência (palavras-chave que serão inseridas). Também é possível alterar o CPC de palavras-chave para assim analisarmos a diferença entre os preços, e se compensa ou não aumentar o valor do CPC Max da palavra-chave. Esta configuração de Experiência, serve também para Anúncios e Grupos de Anúncios, que podem ser testados de diversas maneiras.

Veja abaixo o Tutorial sobre “Experiência com Palavras-chave”.

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Experiência – Configuração 

 

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 A configuração de Experiência encontra-se na aba “Detalhes” – nível Campanha. Após clicar em Detalhes, você poderá ter duas opções de destino: 1 – Escolher no painel a Campanha que irá ser experimentada; 2 – Ser levado diretamente para a configuração de uma Campanha.

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A captura de tela acima, mostra como irá aparecer (exemplo aproximado) a página Detalhe do Google Adwords em uma de suas Campanhas. Para conferir se você selecionou corretamente a Campanha, verifique em “Geral” o “Nome da Campanha”.

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Após ir para o final da página e encontrar o tópico Configurações Avançadas, clique em ExperiênciaBETA e crie as configurações para o teste da experiência na sua Campanha do Google Adwords.


Experiências de campanha: Guia de primeiros passos e de configuração

 

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Há quatro componentes principais para realizar uma experiência: (1) defina os parâmetros da experiência, (2) defina suas alterações experimentais, (3) deixe suas divisões de controle e experimental em exibição com o tempo e acumule tráfego e (4) decida se deseja usar suas alterações experimentais.

Etapa 1:

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– Inserir um nome para a experiência (Dica: descreva o objetivo da experiência).

–  A porcentagem de tráfego que deverá ir para a Experiência* (palavras-chave / anúncios / grupos de anúncios novos) e a porcentagem de tráfego que deverá ir para o Controle** (palavras-chave / anúncios / grupos de anúncios antigos). É recomendado deixar 50% para cada um.

*Experiência é o nome dado as alterações que você irá realizar na campanha.

**Controle é tudo o que você possui em sua campanha.

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– Inserir  uma data para as divisões de Controle e Experimental e, assim, começar a acumular tráfego.

– Inserir uma data para que a experiência seja interrompida (interrompendo o tráfego acumulado pela experiência). É recomendado deixar a experiência por no mínimo 30 dias.

Etapa 2:

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– Inserir palavras-chave, grupos de anúncios ou anúncios e definir quais serão “experiência” e quais serão “controle”.

 – No exemplo do Post iremos fazer  apenas  alterações de “palavras-chave”.

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– Após clicar e ser direcionado para a aba Palavras-chave da sua campanha, conforme imagem acima, selecione um Grupo de Anúncio (lado superior esquerdo) para fazer as alterações e inserir as palavras-chave como experiência somente naquele Grupo de Anúncio:

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– Selecione todas as palavras-chave do Grupo de Anúncio e clique no botão “Alterar Status”.

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– Selecione todas estas palavras como “Somente Controle”, assim fará que as palavras-chave e suas correspondências sejam interpretadas como tráfego sem experiência (novas alterações).

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– Insira as palavras-chave (de preferência as mesmas que estão em “Somente Controle”) com correspondências diferentes:

– Somente controle = Ampla

– Somente experiência = Frase

– Não se esqueça de selecionar o item: “Adicionar somente palavras-chave como experiência”.

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– Após adicionar todas as palavras-chave em correspondências diferentes, vá para a configuração da Campanha, clicando na aba Detalhes > “Alterar configurações da Campanha”.

Etapa 3:

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– Clique no botão “Iniciar a experiência” e deixe os testes acontecerem pelo período selecionado. É recomendado que este período seja de, no mínimo, 30 dias para obter os dados, analisá-los e saber se as alterações alcançaram o tráfego ou o resultado desejado.

Etapa 4:

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– Aplique ou Exclua as alterações feitas.

– Estes botões só devem ser clicados após a análise dos dados obtidos, durante o período da Experiência. No “teste” do post, não deixamos acumular dados.

– Para ver os resultados é só entrar na Campanha que está com o ExperiênciaBETA ativado e ver em quais foram feitas alterações. Se foram Palavras-chave, consultar na aba Palavras-chave, se foram Anúncios, consultar na aba Anúncios.

Glossário:

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Para maiores informaçőes, dúvidas ou para criar a sua própria campanha de Links Patrocinados, entre em contato com a nossa equipe comercial.

Será um prazer ajudar.

Segmentar: A Importância do Fracionamento nas Campanhas de Adwords
Anúncios Facebook ADS: Saiba como Divulgar no Facebook!

Comentários

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2 Comments

  • Reply Leonardo Borrás 26/08/2011 at 11:45:am

    Ótimo tutorial. Para mercado de língua portuguesa existe uma carência de artigos e tutoriais para Links Patrocinados. Com certeza estamos na era do compartilhamento e isso trará bons resultados para você. Parabéns pela iniciativa!

  • Reply mariana 25/08/2011 at 12:58:pm

    muito bom o artigo, bastante esclarecedor.

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