Marketing Digital redes sociais Social Media

Conhecimentos do profissional de Social Media

07/01/2015
dreamstime_xxl_17789669

Esses profissionais devem ter habilidades específicas para exercerem a profissão com eficiência.

Hoje, o profissional de Social Media é indispensável para se obter um bom resultado empresarial nas mídias sociais. No entanto, é necessário que ele tenha alguns conhecimentos técnicos e estratégicos para realizar o trabalho de forma eficiente.

As tarefas envolvidas são: monitoramento, análise das interações de cada rede social e montagem de relatórios baseada em dados concretos, como, por exemplo, elaboração de gráficos com comentários e mensagens positivos e negativos sobre um determinado post ou produto/serviço da empresa.

Para realizá-las, dominar algumas técnicas teóricas e práticas é muito importante:

  • Como fazer marketing com as informações da empresa

Para falar sobre algo para um determinado público é necessário entender todas as suas finalidades e qualidades. Ou seja, é fundamental o profissional conhecer profundamente a empresa que está representando nos meios digitais, assim, ele informa e constrói a imagem dela de acordo com os objetivos, ideologias e conceitos institucionais. O profissional deve trabalhar seguindo a missão que a empresa deseja cumprir nos meios online, sempre utilizando estratégias de publicidade.

  • Saber lidar com os meios digitais

Estar atento às tendências das redes sociais e saber como elas irão funcionar faz com que o profissional de Social Media saiba não só usar as ferramentas, como também entender o pensamento de seus usuários para interagir com o conteúdo adequado e fazer surtir bons resultados.

  • Criatividade estratégica

Algumas empresas optam por estar presente nas redes sociais todos os dias e para isso acontecer são necessárias ideias para conteúdos, pois são eles que atraem o internauta. Portanto, é imprescindível gerar posts interessantes e criativos relacionados tanto aos serviços/produtos como a assuntos relevantes para a instituição.

  • Ter o Excel como grande aliado

Organização e praticidade são dois requisitos para que o profissional dessa área seja completo e as ferramentas do Excel colaboram se ele souber pelo menos o básico sobre elas. Algumas fórmulas, como: SUMIFS, COUNTIFS e outras são ótimas para organizar as informações e operações básicas de soma e média contribuem para ordenar o grande volume de dados recebidos.

  • Apresentações com PowerPoint

Ter as noções básicas para elaborar apresentações informativas e agradáveis aos olhos do cliente é importante. Por isso, o analista deve conhecer as estratégias de diagramação e visualização de informações, nunca se esquecendo do conteúdo.

  • Ferramentas de Social media

A prática do monitoramento consiste em saber administrar ferramentas, como: AdWords e Facebook Ads, assim, o profissional consegue gerir todas as contas com maior agilidade.

Esses são alguns dos conhecimentos que quem trabalha com Social Media deve ter em seu currículo e, além disso, deve-se procurar sempre aprimorá-los.

A Agência RS conta com o trabalho desse profissional para administrar as contas de seus clientes sempre visando bons resultados e o alcance de seus objetivos, além de elaborarmos todo marketing digital deles. Acesse nosso site e contate-nos!

A importância do blog na globalização
Encaminhando e compartilhando

Comentários

comments

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply

Close
Please support the site
By clicking any of these buttons you help our site to get better