Marketing Digital

Conheça os principais erros no E-mail marketing

07/10/2014
Blog-Email-transacional

O E-mail Marketing é um dos canais mais poderosos em uma estratégia de Marketing Digital. Infelizmente, ele costuma ser muito mal utilizado, fazendo com que o seu aproveitamento caia muito. Separamos nesse post os maiores erros de uma campanha de E-Mail marketing para você conseguir evita-los.

Compra de listas

Atualmente, as pessoas podem filtrar quase tudo que veem! Elas podem escolher o que ver no facebook, no Google, na televisão e na caixa de e-mails. Por isso, não dispare seus e-mails para quem não se inscreveu na sua newsletter.

Quando você compra uma lista de e-mail, está invadindo a privacidade das pessoas. Você está falando com alguém que não pediu para ver seus produtos e que não está interessado no que você tem a oferecer. Uma lista de e-mail diminui as suas chances de ter sucesso na sua campanha.

 Conteúdo e segmentação

O conteúdo de todos os e-mails deve ser bem específico, porque o que é importante para um cliente nem sempre é relevante para outro. Por exemplo, um imóvel na Zona Sul de São Paulo é interessante para quem mora na cidade, mas para quem vive no Rio é irrelevante. Por isso, sempre apresente bom conteúdo e bem segmentado.

O Groupon, por exemplo, cometeu alguns erros na segmentação que causaram uma série de opt-outs. Por mais que ele mandasse ofertas interessantes, ele mandava tantas e para tantas pessoas que com o passar do tempo elas foram e tornando irrelevantes.

Uma boa campanha de E-Mail Marketing exige que você case o conteúdo com a segmentação e para fazer isso você precisa conhecer o seu cliente.  Para conseguir isso, você precisa colher dados e acumular inteligência.

Apresentação

Em muitos casos a sua oferta é boa, está bem direcionada, mas é mal apresentada e isso faz com que ela fracasse. Lembre-se que  o seu sucesso está diretamente direcionado com a sua capacidade de fazer o produto parecer atraente.

Um grande erro é ser muito descritivo (esse chá é um composto de ervas medicinais…) isso não convence o leitor e nem explica os benefícios do seu produto. Tente fazer um texto que fale sobre as mudanças que aquela oferta pode trazer (esse chá pode te dar mais energia, aumentar e sensação de bem-estar e te manter relaxada).

Outro fator importante é deixar a mensagem pessoal. Se o e-mail soar muito genérico e robotizado o leitor vai se incomodar, por isso, tente ser mais informal e amigo.

O design também faz uma diferença enorme para quem está lendo o e-mail, então caprichem, faça testes A/B, use letras grandes, cores fortes e textos curtos.

Assunto

Você costuma abrir e-mail sem assunto? Aposto que não e você não é o único. Se a sua campanha de E-mail marketing for para o ar sem assunto, você pode ter certeza que sua taxa de abertura vai ser mínima.

A primeira impressão é a que fica e o assunto é a primeira coisa que seu cliente vê no e-mail, por isso capriche. Tente colocar assuntos interessantes e atraentes.

Ferramenta de disparo

A ferramenta é muito importante para o sucesso dos seus disparos. As ferramentas gratuitas costumam dar muito problema, porque o IP de envio é dividido com outras campanhas. Então, se as outras campanhas são marcadas como SPAM a sua também vai ser.

Além disso, muitas ferramentas não vêm com opções de segmentação por local, cargo, gênero, etc. Sem essas opções a sua campanha vai ser prejudicada e não terá o resultado desejado.

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