Marketing Digital

Como preparar um webinar (passo a passo)

04/08/2014
Como organizar um Webinar

Você já deve ter ouvido a palavra webinar na internet se você não ouviu já está na hora de saber o que eles são. Os webinars são algo muito parecido com seminários on-line, uma transmissão ao vivo para um público específico. À primeira vista realizar um seminário e transmiti-lo ao vivo pode parecer complicado, mas não é e, além disso, o webinar pode ser um ótimo para você conseguir mais leads e um retorno positivo dos seus clientes.

O webinar pode ser usado com várias finalidades distintas, um tema amplo tende a atrair leads, enquanto um tema mais específico consegue atingir um público mais avançado. Os webinars também podem ser feitos com o objetivo de fidelizar o cliente ou converter leads em consumidores. Por isso, o primeiro passo para criar seu webinar é definir um objetivo e um tema.

Como organizar um Webinar

Definir o tema do Webinar

O ideal é começar essa etapa três ou quatro semanas da realização do webinar. Para montar a apresentação é preciso olhar para as necessidades da empresa, assim você já busca o tema pensando nos resultados que são importantes obter naquele momento.

Também é preciso definir quem fará o webinar e quem serão os convidados. Se for requisitada a presença de algum convidado é necessário enviar o convite com antecedência para que a pessoa consiga se preparar e reservar uma data na agenda para você.

É muito importante, nessa etapa, levar em consideração a data em que ele vai ser feito para que ele não coincida com outros eventos relevantes. O horário também é um fator crucial para que a apresentação dê certo, tente escolher um horário em  que seu público-alvo esteja on-line.

Propaganda é a alma do Webinar

Não adianta ter vários convidados e um webinar se você não conseguir audiência. Por isso, a divulgação é fundamental. O primeiro passo é montar uma Landing Page, onde as pessoas possam se registrar para receber mais informações sobre o webinar.

A Landing Page deve ter todas as informações importantes, como a data, horário, palestrante, convidado, tema, entre outras.  Também é preciso aliar a Landing Page com outras estratégias de Marketing Digital. O E-mail Marketing, as mídias Sociais e os Links patrocinados vão ser fundamentais para trazer o sucesso do seu webinar.

Acompanhamento e preparativos finais

Sete dias antes do webinar acontecer você já tem que ter uma boa quantidade de leads, se isso não acontecer é hora de rever a sua estratégia de divulgação.

É interessante deixar para os espectadores do webinar algum material de apoio que dê o gostinho da palestra. É importante que os internautas consigam acompanhar e guardar tudo que será transmitido. O SlideShare é uma boa opção para divulgar esse tipo de conteúdo.

Nessa reta final também é importante mandar um e-mail para todos que se cadastraram reforçando qual será a data e o horário da transmissão. Também dispare e-mail para os que estão convidados a fazer parte do webinar e veja se a participação deles é garantida.

O dia do Webinar

No dia da transmissão do webinar é importante checar a internet para que ele não caia antes da transmissão.

Organize o cenário pensando no enquadramento, na disposição das pessoas e prepare todos os elementos necessários para uma boa apresentação (lousa, caneta, slideshow, etc). Também é muito importante prestar atenção na iluminação e no áudio que será transmitido.

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