Social Media

As redes sociais no Brasil

17/03/2014
redes-sociais

O começo das redes sociais promoveu uma mudança geral no mundo da internet e no comportamento da sociedade. Os brasileiros acompanham o ritmo global e mostram grande presença nessas redes. Venha conosco e descubra como andaram as redes sociais no Brasil nos últimos anos! 

 

A influência das redes sociais no dia a dia do brasileiro

As redes sociais promoveram mudanças no comportamento da sociedade, atualmente, todos estão conectados e buscando atualizações de conteúdo a toda hora. Desde o momento em que acordamos, estamos com nossos smartphones ligados olhando as últimas novidades de nossos amigos no Facebook, verificando atualizações de notícias no Twitter, vendo fotos no Instagram ou analisando as últimas recomendações de amigos sobre um restaurante no Foursquare. Não temos mais que ir atrás das informações, as informações vêm até nós por meio de diversas redes sociais.

Além do aspecto social, o profissional também está presente, diversas pessoas procuram empregos em grupos do Facebook ou em oportunidades no Twitter, sem contar o Linkedin, uma rede voltada para negócios.

O campo vem crescendo e as empresas estão de olho nas redes sociais , tanto que quando vão contratar alguém (é comum checarem os perfis dos candidatos nessas redes, durante processos seletivos), como em relação aos seus clientes (hoje em dia, são poucas as empresas que não possuem perfis ativos nas principais redes sociais).

As redes mais acessadas no Brasil em 2012

Segundo o estudo de “Redes sociais e fóruns de Julho/2012” feito pela empresa Serasa Experian com o uso da ferramenta de análise Hitwise, o Facebook é a rede social mais acessada no Brasil no período de Julho deste ano.

Ranking das três redes sociais mais acessadas em Julho de 2012

 

Como 54,9% do total de acessos, o Facebook teve um aumento de 36,75 de pontos percentuais em comparação ao ano de 2011.  Observamos em segundo lugar o canal de vídeo Youtube com  17,92% e em terceiro lugar o Orkut mostrando 12,42%. É importante ressaltar que o Orkut vem passando por uma queda de acessos: no ano passado, o mesmo estudo mostrou que a rede social tinha 46,11% dos acessos.

Continuando o ranking “Em quarto, ficou o Windows Live Home (2,41%), seguido de Twitter (2,29%), Yahoo! Answers Brasil (1,70%). Ainda entre os top 10 sites mais acessados na categoria em julho estão Badoo (1,55%), Google+ (1,17%), Bate-papo UOL (1,10%), e Tumblr (0,31%), acrescenta o site Serasa Experian.

O crescimento da propaganda em Social Media em 2013

Além de ser a rede Social mais popular no Brasil, segundo dados da ComScore o Facebook também é o segundo site com mais visitantes únicos no País. A audiência brasileira online atingiu quase 75MM, isso tornou o Brasil o 6º país em audiência online. Ele só fica atrás da China, EUA, Índia e Rússia.

Ranking de sites mais acessados

Ranking de sites mais acessados- comScore

 

Tanta visibilidade atrai muito propaganda, também segundo a ComScore o Facebook é líder na entrega de impressões de anúncios no mercado brasileiro.

Veículos que mais entregam impressões

Veículos que mais entregam impressões- comScore

Em outros países o Facebook também tem uma taxa de entrega de impressões de publicidade muito grande, veja os dados da ComScore.

Share do Facebook em outros países

Share do Facebook em outros países- comScore

As redes sociais mudaram o comportamento dos usuários do mundo inteiro. Do social ao profissional houve um crescimento significativo no ano de 2012, que continuou em 2013 e tende ser ainda maior em 2014. Como podemos perceber, a cada ano aumenta a diversidade de redes sociais, e as pessoas estão atentas, acompanhando as mudanças e até migrando de uma rede social para outra, como pudemos ver no caso do Orkut que perdeu sua audiência para o Facebook.

E quais são suas apostas para 2014? O Facebook continuará a ter um lugar de destaque no ranking brasileiro? Novas redes ainda estão por vir? Das redes já existentes, qual você acredita ter mais chance de crescimento no ano que vem? Deixe sua opinião nos comentários!

 

 

O Blog da RS agora tem um novo layout
Conheça as 10 mulheres mais influentes do mundo da tecnologia

Comentários

comments

You Might Also Like

10 Comments

  • Reply raissa 17/10/2013 at 8:16:am

    adorei!

  • Reply Ângela 16/09/2013 at 0:29:am

    Adorei seu texto ajudou até em um trabalho meu . bom o facebook vai ainda ter seu sucesso mais prolongado entre os jovens , mas acredito que o twitter é o que mais vai dura nas redes .

  • Reply Andersongalvao 12/07/2013 at 8:11:am

    so as melhoris

  • Reply Rui Castro 01/07/2013 at 15:26:pm

    Interessante como as grandes mídias elegem e fomentam determinadas redes sociais e se comportam como se outras redes simplesmente não existissem … Será coincidência ou estratégia?

  • Reply Roxa 12/06/2013 at 11:26:am

    Quero proceder uma reclamação de um site que me deu calote, como proceder?

    • Reply RS Web Interactive 12/06/2013 at 16:26:pm

      Olá Roxa !
      Depende muito do caso, como você não cita detalhes não temos como saber se é um e-commerce, nestes casos existe legislação específica para este tipo de loja, em todos os casos você pode proceder com a formalização da reclamação no Reclame Aqui, é um site com bastante visibilidade e logo seu caso será conhecido pelo site que você relata ter te dado “calote”.

    • Reply adrian 18/06/2013 at 8:56:am

      adriel

  • Reply leonardo 09/06/2013 at 16:24:pm

    adorei
    vlw

  • Reply Jonata 26/05/2013 at 17:24:pm

    Eu tambem queria ver uma lista de redes sociais feitas no Brasil.
    Aproveitando, confira a nova febre da internet, veja como ter uma renda extra garantida.
    http://www.kizarmmn.blogspot.com.br
    O cadastro é gratuito

  • Reply Nayara 17/04/2013 at 16:19:pm

    Eu queria vê uma lista com as redes sociais do Brasil!

  • Leave a Reply

    Close
    Please support the site
    By clicking any of these buttons you help our site to get better