Marketing Digital

Afiliados Brasil 2014 – Networking na veia !

09/06/2013
Afiliados Brasil 2014 !

O que falar do Afiliados Brasil?
Antes de me aprofundar nos detalhes dos detalhes, aos que ainda não sabem do que se trata: Este foi o primeiro (de muitos) congresso sobre Marketing de Afiliados realizado no Brasil. Pra se acostumar com o termo e entender do que se trata, segundo a Wikipedia o “Programa de afiliados é um tipo de marketing feito por sites que cadastram blogueiros/webmasters para divulgarem, em seus sites, banners ou links deste site.

Os blogueiros/webmasters se cadastram nos programas de afiliados oferecidos por estes sites e passam a divulgar um link especial, banner, vitrine ou qualquer tipo de propaganda, originado do seu cadastro, normalmente com um código pessoal embutido. É um tipo de marketing de resultados onde o blogueiro/webmaster afiliado ao site só recebe dinheiro ou prêmios por cliques, impressões ou vendas originadas do seu código.

Há diversos tipos de programa de afiliados, entre eles: CPC, CPA e CPM. Cada um desses tipos geram um certo tipo de retorno para o usuário. O CPC, ou Custo por Clique, gera um retorno sempre que uma pessoa clicar em um link do programa de afiliados; O CPA, ou Custo por Ação, gera um retorno sempre uma pessoa comprar um produto ou serviço dentro de um programa; O CPM, ou Custo por Mil, gera um lucro a cada mil banners expostos no site do afiliado.”

 

 Afiliados start

Agora que este assunto não é mais uma incógnita, nem pra você e nem pra mim, como não posso nomear de “bastidores” o que se passou nestes três dias vamos chamar de “detalhes dos detalhes “, uma visão panorâmica vista por mim claro, e a descrição de tudo o que vi e ouvi. Enganasse se pensa que vou falar exclusivamente dos palestrantes, vou falar de um “personagem” de igual importância e indispensável para que um evento como este aconteça: os participantes ou simplesmente “Congressistas“.

Flavio Raimundo abriu o Congresso falando da importância que um evento deste já atingiu fora do Brasil e nos coloca no mesmo caminho com sua iniciativa do Afiliados Brasil, partilhando com Rafael Rez Oliveira e Paulo Faustino esta grande responsabilidade. Deu uma pincelada no que foram os bastidores do que se passou até a abertura do evento, quem estava lá viu e ouviu tudo o que ele falou, como é bom ser brasileiro nestes momentos, a sátira cai como uma luva para situações que poderiam representar alguma perda, foram os minutos de Stand up Congress!

Afiliados Brasil nos vemos em 2014 !

Afiliados Brasil nos vemos em 2014 !

Feitas as apresentações, partiram os Palestrantes para sua grande missão social de compartilhamento de conhecimento e, principalmente, experiência. Experiência é uma coisa que não se pode simplesmente copiar, cada um tem a sua com os erros e acertos, mesmo que façam as mesmas coisas os resultados não serão os mesmos, porque somos naturalmente diferentes e essa diferença nos leva a alcançar resultados distintos, pra melhor ou pra pior, pensando nisso, pronto! temos um mercado com os ingredientes e as figuras certas para que ele dure.

Acompanhe um pouco dos Slides de apresentação que cada um deles mostrou durante os três dias do Evento no Centro de Convenções Rebouças

Os organizadores deixaram bem claro que o Networking deveria ser exercitado, estimulado e praticado por todos, sem isto este mercado não sobrevive, é o evento certo pra você ir com pelo menos 100 cartões de visita, fazer muito contato, conhecer muita gente nova e divulgar seu produto/serviço. Eu tinha um estoque de cartões sempre presentes na mochila, que já circularam comigo por pelo menos outros 5 eventos, assim como quem tira o escorpião do bolso eu finalmente tirei os cartões da mochila, só não tirei mais porque eles simplesmente evaporaram na sequencia do “olá” seguido de um aperto de mão, eu levei 1/4 do que deveria…

Com o Networking rolando, eu comecei a conhecer e reencontrar algumas figuras que se justificam por si só, são profissionais das mais diversas áreas de atuação, todos muito bem informados e antenados no caminho a se seguir daqui pra frente. Posso até dizer que todos os caminhos levam ao Brasil, porque tinha muito gringo Congressista mandando bem no português, de malas prontas pra se fixar por aqui e abrir caminho para que venham outros (muitos outros).

Não vou seguir nenhuma ordem cronológica, nem separar por importância ou coisa parecida, vou simplesmente pegar os cartões e falar um pouco sobre quem é a pessoa, pelo menos foi o que me disseram que são:

 


Camilo Coutinho

Camilo Coutinho

Camilo Coutinho

 

Me lembro do Camilo de longa data, desde os primeiros Eventos de SEO no Brasil. De lá pra cá, como muitos devem fazer, tenho acompanhado seu trabalho virtualmente, cheguei a reencontrá-lo do SEO Churras que aconteceu na AO5 e agora no Afiliados Brasil 2013. Atualmente ele está encabeçando o projeto “Entre Legumes e Verduras” em sua Agência Cajú Digital, um site com dicas de nutrição e saúde, tudo levado a sério e com uma dose balanceada de bom humor, tem até um Nutricast pra quem curte um bom podcast !

 

Eduardo Storini

Eduardo Storini

Eduardo Storini

 

Este eu conheço o suficiente pra chamar de “macaco velho”, mesmo sendo muito mais novo !
Conheci o Storini na segunda turma do Curso de SEO da Mestre SEO, logo em seguida ele veio trabalhar comigo na Agência RS, mas logo fez uma “parceria” remunerada com a WSI e se foi, mas a amizade ficou, claro. Quem ainda tem dúvidas de quem é o Eduardo Storini, basta lembrar do Digitais do Marketing e do vídeo do Analista de redes Sociais

 

Flávio Raimundo

Flavio Raimundo

Flavio Raimundo

Opa, peguei um cartão do Flávio Raimundo também, eu acho que neste caso dispensa apresentação, mas como sou educado vou falar um pouquinho dele vai! Nos primórdios dos Podcast de SEO, Flávio Raimundo pra mim era só uma voz, a voz do “Dinossauro do SEO”, somente no UAI SEO 2010 foi que a voz criou forma e marcou presença no Evento. Sou suspeito pra falar de uma figura como esta, só posso dizer que admiro a postura como profissional, a visão que tem de mercado, as atitudes como pessoa e a sinceridade, tudo isso independe de idade e é fruto da experiência de vida, dou muito valor pra isso.

 

Gustavo Freitas

Gustavo Freitas

Gustavo Freitas

 

O Gustavo eu conversei bem rapidamente, nosso contato foi motivado por uma tweetada que dei no Afiliados Brasil 2013 ! O Gustavo é Problogger, Professor Universitário, Consultor em criação, desenvolvimento e monetização de sites e blogs. Confesso que estava pouco habituado ao termo “Problogger”, só por este motivo nossa conversa já foi produtiva.

 

Nilo Barrozo

Nilo Barrozo

Nilo Barrozo

 

Aproveitando o gancho da citação que fiz do Gustavo Freitas, onde cito também o Twitter do Nilo, vamos falar um pouco dele. O Nilo Barrozzo trabalha com SEO e é contratado de uma empresa que tem suas equipes internas de mídia, passa por alguns desafios em seu dia a dia de trabalho, mas é tudo motivação para ganhar mais e mais experiência. Ele disse ter me visto no Olhó SEO 2013 e que lembrou de minha pergunta sobre Responsive Design que fiz para o Palestrante Sérgio Lopes da Caelum. Toca alguns projetos pessoais (paralelos), entre eles o 4 Dicas, blog pra quem é curioso e está sempre em busca de conteúdo. E você, quer alguma dica? Na dúvida, vai ganhar logo 4!

 

Patricia Mathó

Patricia Mathó

Patricia Mathó

 

A Patricia Mathó é “head of advertiser sales” na Zanox (puxa !!), enfim ela cuida diretamente da venda e intermediação de anúncios para Afiliados onde os envolvidos são os Anunciantes, Afiliados, Agências e a Zanox que é a rede de publicidade com base em resultados líder na Europa.
Conheci a Patricia no Coffee Break e alí tirei muitas dúvidas sobre todo o envolvimento de Anunciantes, Afiliados e Agências, perguntei até mesmo coisas básicas pois sou muito cru no assunto, mas represento a Agência RS neste momento, foi um papo muito produtivo que vai resultar numa reunião pra conhecer a Zanox em detalhes.

 

Rafael Vieira

 

Rafael Vieira

Rafael Vieira

O Rafael não cheguei a conversar nada em específico, fui apresentado pelo Eduardo Storini, neste momento quando perguntei qual era seu site, ele me disse que é o MalaPronta.com, na hora lembrei daquela maletinha amarela e comentei com ele antes mesmo de me entregar o cartão, é mais uma dessas marcas que basta olhar por milésimos de segundos pra fazer a referência na hora.

 

Danilo Augusto

 

Danilo Augusto

Danilo Augusto

O Danilo foi mais uma das pessoas que conheci por tabela, alguém que estava na roda de conversa tinha acabado de conhecer e aí quando vimos tava tudo junto e misturado. O Danilo é super bem humorado e muito calmo, ele estava acompanhado da Manuela Magalhães da Criteo que a cada nova pessoa que encontrava ia logo perguntando se era Publisher (Publishers valem ouro num evento como este). Ele é o idealizador do “Meu Timão“, que pelo nome dispensa qualquer tipo de explicação sobre seu conteúdo, mas é importante ressaltar o cuidado que ele tem em todos os detalhes que compõem  seu site, também pudera, ele é integrante do time da Agência Click e mostra que agrega valor ao que faz.

 

Liange Angeli

Liange Angeli

Liange Angeli

Enquanto eu conversava com o Danilo Augusto a Manuela ficava vasculhando o ambiente tentando fitar os olhos em algum Publisher de plantão, foi aí que ela foi avisada que a Liange e sua amiga (não me lembro se me deu cartão) eram Publisher, mas ainda faltava quebrar o gelo e se apresentar.
Como elas estavam um pouco longe, me propus a intermediar o contato, nem foi preciso muito esforço porque a Manuela não dormiu no ponto, assumiu dali mesmo e já foi tratando de negócios, enquanto isso eu tentava conhecer um pouco sobre o trabalho da Liange Angeli com seu blog “Muito Chique” que de moda, maquiagem, estilo, dietas e muito mais, é mais uma dessas pessoas que respirou fundo e decidiu trocar o emprego tradicional por seu projeto, mandou bem.

 

Anderson Lopes

Me lembro do Anderson de longa data, dos eventos de SEO, da segunda turma do Curso da Mestre SEO e principalmente da Brasil SEO que o Cassiano Travareli “pilotava” frequentemente a um tempo atrás. Hoje ele é Analista de Marketing Sr. na UOL e estava lá a trabalho no Stand da UOL. Até hoje conversei poucas vezes com ele, mas assino embaixo no quesito interesse e participação em eventos relacionados ao seu trabalho.

 

Walber de Paula

O Walber eu também conheci no SEO Churras da AO5, apareceu de surpresa no seundo dia do Afiliados Brasil, é uma figura á parte sempre muito falante, cheio de objetivos e metas e um cara que vai pra cima dos desafios, recomento alguns minutos de conversa com ele.

 

Léo Cabral

O Léo é um cara que quase dispensa apresentações, só não vou dispensar realmente apresentação porque é bem possível que alguém ainda não conheça, então aí vai a dica. Mais um dos Peso-pesado de Search no Brasil, se destaca em praticamente tudo o que faz, é outra figura carimbada dos eventos de Marketing Digital e a pessoa certa para tratar de todo tipo de assunto profissional, fiz muito isso no Afiliados, se você estiver em busca de um Coach Profissional me avise, tenho ótimas recomendações pra te fazer de alguém que dispensa apresentações.

 

Pedro Quintanilha

O Pedro eu conheci fora do Coffee Break, mas precisamente ao lado de onde eu estava sentado, ele mesmo tomou a iniciativa, fez algum comentário comigo e logo me passou seu cartão, me seguiu no Twitter e seguiu acompanhando os conteúdos. Ele é um daqueles Congressistas que foram para o evento seus equipamentos pra entrevista, não sei ao certo quantos ele entrevistou, mas garanto que foram muitos.

 

Arlindo Armando

O Arlindo eu conheci no Olhó SEO 2013, onde me reconheceu dos comentários do Grupo de SEO no Facebook, é um cara super descolado também, conhece muita gente e está sempre tratando de seus projetos com alguém, se alguém se sente com dificuldade em fazer Networking é só se apresentar para o Arlindo Armando, só por estar ao lado dele conhecerá muita gente boa.  Ele foi contemplado com 3 ingressos que ganhou de sorteios em blogs e me contemplou com um desses, acabou indiretamente sendo também responsável pelo conteúdo deste post. Grande abraço Arlindo !

 

Leo Barcellos

O Leo Barcellos eu também conheci no Olhó SEO 2013, foi apresentado pelo Arlindo Armando, conheço pouco do trabalho dele, mas tive ótimas recomendações do Arlindo. Logo logo eu atualizo este texto com mais detalhes do Leo. Claro que ele estava presente no evento e foi mais um dos que também troquei cartão.

 

Kevin Porter

Chegou a hora de falar de uma coisa muito importante pra quem ainda não tem noção de como o mercado Brasileiro está no centro das atenções do mundo. Pra falar do Kevin Porter, vou transcrever o conteúdo do verso de seu cartão de visita e depois fazer meus comentários: “Todos estão de olho! – Com o crescimento da economia Brasileira e crise global, pessoas e empresas de fora querem entrar no mercado Brasileiro. Mas como fazer a transição cultural e se vincular com empresas e pessoas no Brasil? Lá entro eu, e estou aqui para te ajudar. Entre em contato comigo…”

Deu pra sentir a importância que tem o mercado Brasileiro para quem não é daqui? Pois bem, além de agenciar gringos que querem vir para o Brasil o Kevin pretende também tocar outros projetos por aqui. Tenho que dizer que ele está 100% adaptado ao país, conhece de longa data e ainda não conhece o Rio de Janeiro, lugar onde tradicionalmente todo gringo vai parar. Ele tem um português muito bom e manda bem na pronúncia de palavras acentuadas, agora adivinha como ele fez pra treinar e desenvolver seu português? Assistindo Novelas! Isso mesmo, ficou meses e meses assistindo Novelas Brasileiras por TV á cabo e ficava sempre em busca de lugares com grande concentração de Brasileiros pra treinar a língua, tudo isso pra poder vir para nosso país, ele conheceu uma dinamarquesa no Brasil e hoje tem 3 filhos, um deles brasileiro, e agora vai ganhar muito dinheiro por aqui.

Se disse impressionado com a facilidade que ainda temos de posicionar sites nos resultados de busca no Google, e relatou: “Que fantástico saber fazer na busca por Afiliados Brasil o primeiro resultado é justamente o site do evento! Eu tive um trabalho enorme de meses e meses pra conquistar algo parecido lá fora”. Pois é minha gente, quem ainda estiver dormindo, que acorde logo, pois a grama do vizinho Brasil parece muito mais verde do a dos outros! Só mais uma informação, o Kevin me disse que ao todo fala 5 línguas e que o português de Portugal foi mais fácil de aprender do que o nosso.

 

Josh Plotkin

O Josh Plotkin eu conheci em umas das vezes que  conversava com o Kevin, ele curiosamente não tinha cartão de visita pra falar de seu trabalho, mas muito acertadamente me disse que seu vídeo já é seu cartão de visita. Ele está na mesma pegada do Kevin e encontrou no Brasil a oportunidade de dar aula de inglês, tonou-se então o Brazilian Gringo Style !

 

Pedro Mendes

O Pedro Mendes trabalha com SEO em Brasília a bastante tempo e não fosse a distância seria uma ótima opção para estar na Equipe da Agência RS. Acompanho suas postagens a algum tempo (Google Plus) e aproveitei a proximidade pra trocar umas “figurinhas”. O Pedro é um cara que tem uma pegada estilo “Vitor Gamarra”, aliás vi os dois trocarem várias ideias sobre seus projetos, talento de sobra. Este foi mais um dos bons contatos que fiz no evento.

 

Rafael Rez Oliveira

Lá vamos nós de novo na questão do que falar sobre a pessoa, é tanta coisa pra falar que da vontade de não falar nada e deixar a turma tirar suas conclusões, mas não vou fazer isso. Vou aproveitar o comentário do Flavio Raimundo (Grupo Afiliados Brasil no Facebook) à respeito de uma das avaliações do Evento, em que a pessoa diz que os Organizadores são pessoas com excesso de estrelismo. Digo que a pessoa não soube aproveitar as oportunidades de conversa e/ou tentou fazer contato com eles justamente em “momentos chave” onde possivelmente estavam ocupados cuidando da organização (eu mesmo passei por isso).

Uma das oportunidades que possivelmente este “avaliador” perdeu foi de conhecer o Rafael, ele é a pessoa certa para troca de ideias, entenda “ideias” não somente como a conversa em sí, mas também como aquele projeto que acabou de formatar em sua mente, está sempre disposto a entender suas argumentações e sempre vai acrescentar alguma coisa, ou seja, não quer que sua estrela brilhe sozinha, divide com você gratuitamente, tem isso de sobra, isso é excesso de estrelinhas e não de estrelismo !

Heron Inouye‎

O Heron esteve presente no Afiliados também, esta é uma das pessoas mais importantes pra eu citar quando conheci. Ele foi a primeira pessoa da Mestre SEO (Agência Mestre) que conheci, isso foi em 2008 no Evento Google Search Masters, onde um dos Palestrantes era justamente o Pedro Dias que teve de responder inúmeras vezes “porque não respondia ás interações deixadas pelos brasileiros no Forum do Google?”. O Heron pra mim era uma figura desconhecida, mas que graças ao aviso do meu amigo William Seiki soube que aquela turma (turma = Fabio Ricotta, Frank Marcel, Heron e Cia) com camiseta preta escrito Mestre SEO nas costas era um pessoal muito entendido de SEO, pra mim também ele ficou marcado como o participante de perguntas longas. Depois disso no Coffee Break do Evento do Google, chamei ele pra conversar, trocamos algumas ideias e seguimos curtindo.

 

Conclusão

Posso até tirar alguma conclusão de tudo o que postei aqui, das pessoas que tive a oportunidade de conhecer e do resultado que isso representou pra mim, mas recomendo que você tire suas próprias conclusões a respeito do Afiliados Brasil.
Se você é uma das pessoas que esteve presente, quais foram as impressões que teve? O que recomendaria?
Se você é uma das pessoas que não pôde ir, quais as expectativas para o Afiliados Brasil 2014?
Se você conhece uma ou mais pessoas das quais citei aqui, o que poderia dizer sobre ela?

Enfim, cada novo comentário aqui vai trazer mais valor para o Evento, que é feito de pessoas, por pessoas e para pessoas, tanto as que foram como as que não foram.

Aguardo seu comentário !!

Vídeos nos anúncios publicitários do Facebook
1800 anúncios online por mês - saiba quem são os principais anunciantes online

Comentários

comments

You Might Also Like

16 Comments

  • Reply Danilo Soares 05/10/2013 at 21:17:pm

    Hey Djavan, como eu faço para participar de um desses eventos. É preciso convite ?

    • Reply RS Web Interactive 08/10/2013 at 18:51:pm

      Fala Danilo !
      Você tem que ficar de olho na Agenda do Afiliados Brasil, o evento está começando a se expandir para outros estados além de São Paulo. A agenda de São Paulo é para os dias 29, 30 e 31 de Maio de 2014, fique atendo e não perca.

      Fique de olho também nas promoções de divulgação dos patrocinadores, muitos códigos promocionais e ingressos são disponibilizados.

  • Reply Michael Oliveira 14/06/2013 at 16:12:pm

    eu fiquei sentado atrás de vc alguns dias…vc é rapaz do note só captando áudio…kkkkkkkk

    abraços

    • Reply RS Web Interactive 16/06/2013 at 13:06:pm

      Fala Michel !!
      A princípio sua afirmação pode levar a interpretações bem cômicas, mas tudo bem… rsrsrsrs
      Sim eu captei o áudio de tudo o que achei importante !!

      Abraço !!

  • Reply Diego Mangabeira 12/06/2013 at 17:54:pm

    Ficou excelente o Post, Djavan!
    Quero ir ano que vem, já falei pro Rafael Rez Oliveira hehe
    Forte abraço

    • Reply Djavan 16/06/2013 at 10:34:am

      Valew Diego, realmente você não pode, nem deve perder o próximo, evento obrigatório !!

  • Reply Eduardo Storini 10/06/2013 at 20:56:pm

    O evento foi fantástico e adorei sua percepção dele 🙂

    É sempre bom conversar contigo, além excelente pessoal é um profissional de qualidades excepcionais que tive o prazer de trabalhar.

    • Reply Djavan 16/06/2013 at 11:30:am

      É isso aí Edu, nosso Networking começou lá atrás no Curso da Mestre e evoluiu até chegar no formato de hoje.
      Tamo junto sempre o/ !!

  • Reply Gustavo Freitas 10/06/2013 at 16:53:pm

    Djavan,
    foi um prazer também conhecer você. A conversa foi breve, mas muito produtiva e espero que o contato possa continuar…
    Excelente resumo do evento e dos contatos mantidos.
    Abraço e sucesso.

    • Reply Djavan 16/06/2013 at 11:31:am

      Valew Gustavo, sucesso por aí também, seguimos com nosso contato virtual e nos vemos em breve !!

  • Reply Liange Angeli 10/06/2013 at 15:43:pm

    Obrigada pelas palavras Alexandre. Sem dúvidas este foi “O EVENTO” com ênfase total em networking! Conheci muitas pessoas bacanas, assim como você, que desenvolvem projetos incríveis.

    Foi muito bom estar presente neste grande evento e ter aprendido bastante, além de fazer ótimas contatos. A melhor parte é voltar pra casa com uma sensação de que valeu a pena de verdade! SUCESSO!

    Abraços!

    • Reply Djavan 16/06/2013 at 11:36:am

      Pois é Liange, eu saí com a mesma sensação, muito diferente do que me aconteceu em outros eventos, Afiliados Brasil é um Evento imperdível !

  • Reply Léo Cabral 10/06/2013 at 15:20:pm

    Grande Djavan, obrigado pelas palavras. Foi ótimo estar com você na Afiliados. O evento foi top, o networking foi top, as palestras foram tops, enfim, acho que foi o melhor evento que eu já fui.

    Espero que possamos nos encontrar mais e mais vezes e que possamos conversar cada vez mais.

    Abraço!

    • Reply Djavan 16/06/2013 at 12:55:pm

      Uma das melhores coisas do Evento foi o fato de acontecer em 3 dias seguidos, consegui desta forma conversar pausadamente com todos que precisei, até contigo !!

      Abraço !!

  • Reply Arlindo Armando 10/06/2013 at 15:06:pm

    Foi um grande prazer te rever meu amigo 😉 Você é um exemplo de profissional, um cara muito humilde e merece tudo que tem e ainda vai ter 😉

    #tamojunto!

    Abraços, Arlindo Armando

    • Reply Djavan 16/06/2013 at 12:55:pm

      Valew Arlindo, #tamojunto sempre !!!

    Leave a Reply

    Close
    Please support the site
    By clicking any of these buttons you help our site to get better