Social Media

7 erros nas redes sociais

12/12/2014
07-erros-nas-redes-sociais

As marcas devem estar inseridas no meio digital, mas sempre com cuidado para não afastar seu público!

As mídias sociais se baseiam no relacionamento, tanto entre dois usuários quanto uma marca e um cliente, afinal o princípio básico de usabilidade das redes é criar canais de comunicação práticos e relevantes. Portanto, as marcas que as utilizam devem ter cuidado ao criar posts e mais ainda na elaboração de respostas.Pensando nisso, fizemos uma lista de 7 erros que podem resultar em clientes insatisfeitos e até mesmo em consumidores que deixam de comprar da empresa. Confira a seguir:

  • Forçar o engajamento do público

Quando alguém publica um conteúdo e pede para amigos curtirem quer dizer que a postagem não era boa suficiente para se promover sozinha, não é mesmo? Por que com as marcas seria diferente? Quando uma empresa posta algo e pede literalmente para que os fãs curtam e compartilhem-na acaba tirando credibilidade do trabalho feito.

  • Exagerar na “intimidade”

Gírias e memes são usados frequentemente entre amigos, mas uma marca utilizando esses artifícios para responder a um cliente, por exemplo, não é adequado e muito menos benéfico para a imagem institucional. Por isso, é importante saber usar palavras coloquiais, mas respeitando certos limites.

  • Agendamentos “sem noção”

Muitas marcas utilizam agendamentos nas redes sociais – consiste em elaborar um conteúdo e colocá-lo para ser publicado em uma determinada data – e é preciso prestar atenção nesse caso, pois, em certas ocasiões o post pode não ser bem recebido. Por exemplo: por um acontecimento recente que se relacione com o post de forma negativa. A empresa pode ser vista como insensível.

  • Ignorar críticas

É imprescindível saber que nas redes sociais o ambiente é livre e os clientes podem fazer críticas na timeline da empresa, o que muitas vezes resulta em outras críticas, principalmente, se a marca não se pronunciar educadamente. Uma boa resposta ameniza e, até resolve algumas dessas situações. Não responder só faz com que o cliente fique mais nervoso.

  • Usar hashtags para promover o conteúdo

Colocar na postagem muitas hashtags populares para aumentar os seguidores da página não é a melhor forma de cultivar os seguidores que realmente gostam do que a empresa compartilha, afinal, eles se importam com o conteúdo.

  • Dar margens para interpretações negativas

Posts criativos são ótimos, mas é preciso refletir e se colocar no lugar do público alvo para analisar se há a possibilidade para ele interpretar de formas “erradas” a imagem ou legenda, resultando em insatisfação e até mesmo protestos nas redes sociais.

  • Exagerar nos posts publicitários

Uma empresa querer promover seus produtos e serviços é normal, mas as redes sociais não têm apenas essa finalidade, aliás, o caráter publicitário é secundário nelas. Por isso, posts sobre o produto da marca devem ser equilibrados e não em grande quantidade. O melhor para ter uma boa imagem nas redes é focar na comunicação de qualidade. Agora que viu os erros pode se prevenir e tentar acertar o máximo possível nas redes sociais! Às vezes, é necessário que um profissional cuide da presença da sua marca nelas e a Agências RS como uma agência de marketing digital completa pode cuidar disso para você. Acesse nosso site e contate-nos!

Planeje o fim de ano do seu e-commerce
Impulsione seu e-commerce nesse natal

Comentários

comments

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply

Close
Please support the site
By clicking any of these buttons you help our site to get better