Social Media

7 dicas para o seu planejamento digital segundo Dani Rodrigues

12/08/2014
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Durante o Share – Social Media na prática 2014 a cordenadora de Social Media na Pong Dynasty, Dani Rodrigues, deu algumas dicas sobre o planejamento digital. Veja abaixo algumas dicas simples que passam um pouco da experiência dessa profissional!

Share - Social Media da Prática - 2014 RS

Share – Social Media da Prática – 2014 RS

1-    Não existe receita pronta

Segundo a cordenadora de Social Media a receita para o sucesso é entender o comportamento das pessoas e se adaptar. Só empurrar conteúdo para o usuário esquecendo-se do seu perfil não surte efeito. É preciso, acima de tudo, compreender seu cliente e seu público.

Para provar que não existe fórmula mágica universal ela diz “quem faz planejamento sabe que cada um tem uma forma de fazer”, mas no geral se trabalha com três etapas fundamentais: informação (pesquisa), criação e produto. Juntas essas três etapas conseguem descobrir as necessidades do consumidor, trabalhar idéias que resolvem problemas e por fim estruturar um negócio que vai rentabilizar para o cliente!

Segundo Dani uma rede Social é “quando você conecta pessoas com objetivos em comum”, para isso dar certo é preciso que você alimente esse público com informações do interesse dele e assim mantenha a coisa rodando.

2-    Transforme fãs em consumidores

Ter um milhão de fãs não significa que todos eles estão comprando os seus produtos. Isso só quer dizer que eles se interessam e se identificam com a marca.  Por isso, é importante segmentar e entregar o conteúdo para as pessoas certas.

3-    Nada é óbvio

As coisas parecem óbvias e imutáveis até alguém experimentar o novo. Para alguns pensar que mulher não gosta de cerveja é óbvio, mas não é verdade. A experiência da Dani prova isso, ela conta sobre quando trabalhava com uma empresa fabricante de whisky, antes dela entrar pensar no público feminino como alvo era impossível, mas aos poucos ela mudou essa realidade e triplicou as vendas.

4-    Deixem que falem por você

Falar que você é o melhor nem sempre convence, mas quando os outros falam o impacto é muito maior. Segundo Dani “Eu tenho que fazer o público falar que eu sou melhor. Vou deixando esse cara contente a ponto que ele vira meu advogado”.

5-    Nunca subestime a concorrência

Subestimar a concorrência é uma falha grave, não é necessário tentar derruba-los, mas sempre observe suas estratégias. Muitas empresas passam por cima de outras indo por públicos que foram deixados de lado. A coordenadora de Social media relembra o caso Magazine Luiza e Ponto Frio, onde o Ponto Frio escalou usando o público jovem e impulsivo.

6-    Cuidado ao colocar uma cara na sua marca

Ter um embaixador, um rosto famoso que represente sua marca, é um negócio arriscado. Segundo Dani o influenciador sempre deve ter legitimidade, carisma e usar o seu produto.

7-    Honestidade acima de tudo

Enganar um cliente nunca vai te fazer crescer, se algo oferece algum risco ou traz algum problema deixe o consumidor ciente. Em todo relacionamento é preciso transparência.

Fonte

Quase 90% das maiores empresas nacionais estão presentes nas mídias sociais
Usando a tecnologia para regularizar o SAC

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