Notícias

3G X 4G: Entenda as diferenças entre as tecnologia de internet móvel

20/11/2012

Dentro dos principais assuntos da área de internet móvel, as tecnologias 3G e 4G aparecem como os mais buscados. Você sabe o que é 3G e 4G?  Sabe quais as suas principais diferenças? Aprenda com a gente.

3g-x-4g-entenda-as-diferencas-entre-as-tecnologia-de-internet-movelg

Internet móvel: 3G x  4G

 

Com a proximidade de eventos importantes em solo brasileiro, como a Copa do Mundo, em 2014, e as Olimpíadas, em 2016, a internet móvel está passando por momentos de atualização para se adequar aos padrões internacionais. Siglas e números parecem confusos, mas é interessante para entendermos as diferenças entre as tecnologias de Internet móvel e assim percebemos o que está por vir.

 

O que é 3G ?

A sigla 3G significa a terceira geração da tecnologia de internet móvel. Com ela, observamos um avanço na velocidade da transmissão e troca de dados, ou seja, teoricamente conseguimos acessar diversas informações na internet de dispositivos móveis de forma rápida e prática.

 

No Brasil

A posição do Brasil no quesito de velocidade 3G em relação aos outros países na América Latina não é muito agradável. O estudo do segundo trimestre de 2012 “State of the internet” da empresa no ramo de internet Akamai , mostra que o nosso país está em 4° lugar no ranking de internet móvel na América Latina, atrás de países como Argentina, Chile e Colômbia. A média da velocidade registrada no Brasil foi de 1,12 mbps (megabit por segundo). Vale lembrar que no ranking mundial a média é de 2 mbps e a Rússia possui velocidades de até 7 mbps, sendo a líder na classificação.

 

E o 4G?

4G seria a evolução do 3G, a mais nova geração de internet móvel. Essa nova tecnologia pode chegar a uma velocidade 100 vezes maior que a sua antecessora, podendo ser comparada com velocidades de conexões via cabo ou modem . Esse novo tipo de conexão implicaria em uma maior troca de dados e também em mais qualidade em serviços online. Outro ponto a ser ressaltado é a questão de que uma antena irá suportar mais conexões de aparelhos com o 4G do que com o 3G.

Atualmente, existem dois tipos de serviços reconhecidos mundialmente como 4G, a WiMax e a LTE (Long term evolution). No Brasil, provavelmente irá ser implementada a segunda opção (LTE) que está sendo utilizada na maior parte dos países do mundo.

É importante lembrar que a data de previsão do começo do uso da tecnologia 4G, caminha junto com os grandes eventos que irão acontecer no Brasil. As empresas de telefonia que participaram do leilão pelas faixas de frequência do 4G, tem até o dia 30 de Abril de 2013  para tornar a rede funcional nas cidades sede  da Copa das Confederações ( Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e Salvador). Para a Copa do Mundo de 2014, as empresas precisam colocar o 4G em funcionamento nas sedes e subsedes do campeonato, até o dia 31 de Dezembro.

 

Conclusão

A nova tecnologia 4G será uma grande evolução no sistema de internet móvel. Em alguns países como os EUA, Portugal, Coréia do Sul, entre outros, essa nova conexão já está sendo implementada e moldada para o melhor aproveitamento dos usuários. Já foi observada uma melhoria considerável no nível de velocidade na navegação. A grande questão é: o 4G irá vingar no Brasil? Analisamos que o 3G não é utilizado com toda sua capacidade por graves questões de infraestrutura (excesso de conexões por antenas) e falta de políticas e regras de funcionamento que protejam o usuário contra os tipos de exploração das operadoras.

Não podemos garantir o sucesso dessa nova tecnologia em nosso território, porém iremos torcer para que as lições com o 3G sejam absorvidas e melhoradas para um melhor uso do 4G.

conexoes-internet-movel-por-antena

Conexões de internet móvel são feitas por antena

As 10 maiores ameaças ao Android
Black Friday Brasil 2012

Comentários

comments

You Might Also Like

2 Comments

  • Reply juliandrew 13/11/2013 at 11:11:am

    muito bommmmmmmmmmmmmmmmmm!!!!!!!!!!!!!!!!!

    • Reply nath.? 13/11/2013 at 11:12:am

      e muito bom mesmo lekssssssss

    Leave a Reply

    Close
    Please support the site
    By clicking any of these buttons you help our site to get better